Navegação do site
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) será representado, na solenidade de encerramento da 2ª edição da Jornada de Inovação Governo-Academia de Pernambuco – JIGA.PE, pelo desembargador Alexandre Pimentel. O evento será realizado nesta terça-feira (11/07), a partir das 13h30, no auditório da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI, que fica localizada no número 32 da Rua Vital de Oliveira, Bairro do Recife.
O magistrado irá discorrer sobre o desenvolvimento de projeto de Inteligência Artificial – IA que será implementado no Núcleo de Precatórios do TJPE. “O uso da inteligência artificial irá diminuir o tempo de expedição de decisões do setor. A nova ferramenta irá analisar os processos conclusos, classificando-os conforme o tipo de decisão para o caso”, explica o desembargador.
Ainda segundo Pimentel, o programa irá recomendar uma minuta de despacho ou um parecer com base num banco de dados de modelos desses documentos. Essa recomendação será apreciada pelo magistrado para o seu acolhimento ou não.
Desenvolvido a cerca de oito meses, o projeto de IA para o Núcleo de Precatórios do TJPE tem a coordenação geral do desembargador Alexandre Pimentel, e supervisão acadêmica do professor do Departamento de Engenharia de Computação da Escola de Engenharia da Universidade de Pernambuco - UPE, Fernando Buarque. O grupo Logos, integrante do Programa de Pós-Graduação em Direito – PPGD da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, também participa.
O JIGA-PE conta com investimento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), sendo regulamentado pelo Edital FACEPE/SECTI 30/2022. Os recursos investidos totalizam R$ 643.200,00, que financiam, além do projeto do TJPE, mais três iniciativas de inovação, selecionadas pelas instituições promotoras do certame.
Matéria Relacionada
..................................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Arte: Cortesia