Notícias

Nota de pesar – Francisco Rodrigues dos Santos

Senhor, em cadeira de rodas, recebe diploma ao lado de home de pé. Por conta da pandemia de covid-19, ambos usam máscara, em razão do período da foto, em 2022.O Tribunal de Justiça de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento do juiz aposentado Francisco Rodrigues dos Santos (na foto, em cadeira de rodas, recebendo diploma), na madrugada do sábado (20/4). Ele tinha 105 anos e sua vida é um exemplo de dedicação à magistratura. 

Pernambucano de Vertentes, formou-se em direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi advogado, promotor de justiça e, em 1949, aprovado em primeiro lugar para juiz de direito. No TJPE, foi titular das comarcas de Bodocó, Custódia e Surubim. Em 1968, assumiu a 3ª Vara Criminal do Recife. Também foi juiz eleitoral, corregedor auxiliar e desembargador substituto diversas vezes. 

O magistrado também atuou como assessor do então desembargador Og Fernandes, hoje ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em 2022, por ocasião das comemorações pelos 200 anos do TJPE, Francisco Rodrigues do Santos foi homenageado. Aos 103 anos, fez questão de comparecer ao evento, sendo muito cumprimentado por todos do Tribunal.
Que Deus conforte os corações de familiares, parentes e amigos. 
O velório aconteceu no Salão dos Passos Perdidos, no Palácio da Justiça, a partir das 10h30 deste  sábado (20/4). O sepultamento ocorreu no final da tarde, no Morada da Paz.
......................................................................................................
Texto e foto: Ascom TJPE