Navegação do site
II Rolê Restaurativo realiza Círculos de Construção de Paz na capital pernambucana e em outros três municípios
Neste ano, o II Rolê Restaurativo irá ocorrer entre os dias 18 e 22 de novembro de 2024, em comemoração à Semana Restaurativa em Pernambuco. Serão realizados Círculos de Construção de Paz nos municípios do Recife, Caruaru, Vitória de Santo Antão e Moreno. A ação é promovida por diversas unidades e Varas que integram a Rede de Justiça Restaurativa do TJPE, incluindo o Núcleo de Justiça Restaurativa (NJR) da Coordenadoria da Infância e Juventude-CIJ, Centro de Acompanhamento a Penas e Medidas Alternativas- Capema/Vepa, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos- Nupemec, Coordenadoria Estadual de Família- Cefam e 1ª Vara Cível da Comarca de Moreno. Confira a programação AQUI.
As atividades são destinadas a um público específico, acolhendo servidores/as, terceirizados/as, conselheiros/as tutelares, integrantes do Programa Jovem Aprendiz, adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários/as da rede parceira do Capema e vítimas atendidas pelo Centro Especializado de Acolhimento às Vítimas de Crimes a Atos Infracionais - CEAVida. Especificamente, no dia 22/11/2024 as atividades são voltadas para o público em geral, não sendo necessária a realização de inscrições prévias.
“Essa semana na verdade é internacional. Ela acontece no mundo todo, de 17 a 23 deste mês. No Brasil, convencionou-se adotar a semana restaurativa de 18 a 22/11, pelo Comitê Nacional de Justiça Restaurativa do CNJ, que recomenda aos tribunais do país inteiro organizar atividades de justiça restaurativa neste período. Aqui no TJPE, dedicaremos a semana completa a essas ações, dando visibilidade às práticas em algumas cidades”, destaca a gerente do Núcleo de Justiça Restaurativa da Coordenadoria da Infância e Adolescência, Hebe Pires.
Onde tudo começou - A Semana Restaurativa é celebrada internacionalmente na terceira semana do mês de novembro. Sua origem se deu no sistema penitenciário da Inglaterra, no ano de 1976, denominada Semana do Presidiário, sendo posteriormente incorporada pelo sistema penitenciário canadense no mesmo ano sob o título Semana de JR.
No Brasil, teve início em 2015, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros, em comemoração do 10º aniversário da introdução oficial da Justiça Restaurativa no país. Tem como objetivo contribuir para a difusão e o fortalecimento da Justiça Restaurativa, promovendo a Cultura de Paz e consolidando seus princípios.
Fonte: https://www.circulosemmovimento.org.br/
...........................................................................................
Texto: Ana Paula Santos | CIJ
Foto: Divulgação