Notícias

Homenagem - TJPE garante maior representação institucional de mulheres


As mulheres homenageadas pelo TJPE durante evento realizado na Esmape

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, na tarde da terça-feira (26/03), abriu a cerimônia em referência ao Dia Internacional da Mulher, comemorada na data de 8 de março. Na ocasião, 20 mulheres, entre magistradas e servidoras, como também a diretora e médica do Hospital a Mulher do Recife (HMR), Isabela Coutinho, receberam certificados de honraria pelo 8 de Março das mãos do desembargador, em evento realizado no Auditório Itamar Pereira, localizado no 1º andar da Escola Judicial do TJPE – Esmape. Confira as fotos.

Após a apresentação do Hino de Pernambuco, o desembargador Ricardo Paes Barreto, reafirmou que o combate à invisibilidade nos cargos de gestão é prioridade em sua gestão. “A equidade de gênero será uma política permanente nestes dois anos que atuarei como presidente”. De acordo com o magistrado, atualmente mais de 60% dos cargos de sua gestão são ocupados por mulheres, e na Corregedoria Geral de Justiça, órgão que ele comandou em 2021-2023, esse índice ficou em torno de 65%.


Mesa de honra do evento composta pela desembargadora Daisy Andrade e o presidente do TJPE

Neste sentido, o desembargador anunciou que haverá, a partir de setembro, o lançamento de editais exclusivos para que mulheres concorram para o cargo de desembargadora. O mesmo ocorrerá para as vagas ocupadas por magistrados estaduais no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE), o que garantirá sempre um assento fixo para o gênero feminino naquela instituição. “Que os radicais que não admitem o espaço da mulher em nossa sociedade, amansem o coração e abracem a elas, pessoas tão queridas em nossas vidas”. 

Em sua fala, a coordenadora estadual da Mulher, e vice-diretora geral da Esmape, desembargadora Daisy Andrade, citou as conquistas de algumas homenageadas como, por exemplo, a aclamação, pelo critério de promoção por merecimento, alcançada pela primeira desembargadora ao cargo, Valéria Bezerra Pereira Wanderley no Tribunal Pleno do TJPE. “Estamos aqui para honrar todas vocês que, junto aos homens, realizam muito em sua atuação como integrante da Justiça”. Daisy Andrade também fez um relato dos avanços conquistados para as pernambucanas com a instalação da Coordenadoria Estadual da Mulher do TJPE.

Em seguida, o desembargador Ricardo Paes Barreto entregou o diploma às homenageadas, acompanhado pela desembargadora Daisy Andrade; pelo desembargador Stênio Neiva Coêlho; e pela diretora de Desenvolvimento Humano da Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP, Valéria Temporal, setor que organizou o evento.

Além das autoridades já citadas, o diretor do Fórum Rodolfo Aureliano, juiz Saulo Fabianne, e o diretor Geral do TJPE, Marcel Lima compuseram a mesa de honra do encontro. A presidente da Associação dos Cônjuges dos Magistrados de Pernambuco – Acmepe, Sandra Paes Barreto, assim como magistradas (os) e servidoras (es), prestigiaram o encontro.

Coral do TJPE no Spotify


Representantes femininas do Coral do TJPE, sob a regência da maestrina Amílcar Aniceto, e acompanhadas pelo piano de Kedma Francielle

As integrantes femininas do Coral do TJPE, sob a regência da maestrina Amílcar Aniceto, e acompanhadas pelo piano de Kedma Francielle, se apresentaram na solenidade, inicialmente, com a servidora Helena Martins interpretou a música Cor de Rosa Choque, composta por Rita Lee. O Coral também interpretou a música religiosa Ave Maria, e a canção Maria, Maria, escrita por Milton Nascimento. A integrante do grupo, Marília Portela, entoou uma poesia sobre a natureza de luta das mulheres.

Ao encerrar a solenidade, o presidente do TJPE, desembargador, Ricardo Paes Barreto, anunciou, em primeira mão, a sua iniciativa para que se fomente mais apresentações do Coral TJPE. Ele explicou que, junto com a Assessoria de Comunicação Social, está desenvolvendo um projeto de lançamento de um álbum digital do Coral na plataforma Spotify. Nele, as músicas serão interpretadas por artistas locais e famosos, juntamente com o Coral.

Os músicos terão que renunciar a seus direitos autorais, já que a renda auferida com a monetização na plataforma será revertida totalmente para o grupo musical do TJPE. “É uma mais uma nova ideia focada em dias melhores para o nosso Tribunal de Justiça. Que todas vocês continuem firmes conosco no propósito de elevar o prestígio do Judiciário de Pernambuco”.

Confira a lista das homenageadas

.........................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Fotos: Ivaldo Reges | Inova Propaganda