Notícias

Grupo de Monitoramento do Sistema Socioeducativo do TJPE apresenta diretrizes de atuação

Imagem da reunião virtual. Em cada janela, um integrante do GMF
Reunião foi realizada por meio do Cisco Webex TJPE

Na quinta-feira (14/7), foi realizada a primeira reunião do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo (GMF/Políticas Socioeducativas) do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE). O encontro aconteceu de forma virtual, no intuito de cumprir o calendário de reuniões bimestrais da Câmara Técnica Permanente de Políticas Socioeducativas, estabelecido pelo Ato Conjunto nº 23/2022, do Judiciário estadual.

A coordenadora da Infância e Juventude do TJPE, juíza Hélia Viegas, abriu a reunião saudando os presentes. Em seguida, o coordenador de Políticas Socioeducativas do GMF, juiz Rafael Souza Cardozo, apresentou as diretrizes de atuação e monitoramento do Grupo junto às 23 Unidades de Internação e Semiliberdade presentes em todo o estado.

Em sua apresentação, o magistrado ressaltou que “é um momento de fortalecimento do Sistema Socioeducativo”, demonstrando as normativas nacionais e estaduais que regem o GMF, além da sua composição, que inclui as Câmaras Técnicas de Políticas Socioeducativas e de Políticas Penais. Ele também explicou as ações que estão previstas no Plano Anual do GMF na área de políticas socioeducativas como, por exemplo, o registro de práticas de tortura, maus tratos ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes; o fortalecimento da central de vagas e o fortalecimento das audiências concentradas no âmbito socioeducativo.

Em continuidade, foram apresentados os quatro eixos de atuação do Grupo que abrangem ações de Gerenciamento e Gestão, Fomento, Intervenção, além de Fiscalização e Monitoramento. Este último foi apresentado pelos servidores que integram a Câmara Técnica de Políticas Socioeducativas, Felipe Amorim e Amilton José da Silva, que apresentaram as estratégias de atuação e o acompanhamento do monitoramento realizado nas Unidades, atualmente com 100% das 115 inspeções realizadas a partir de setembro de 2021.

Na oportunidade, os participantes puderam expor suas considerações e providências a serem tomadas futuramente. Estiveram presentes à reunião os magistrados que compõem a Câmara Técnica Permanente do Socioeducativo: Anamaria Borba, Drauternani Melo Pantaleão, José Fernando Souza, Marcos Bacelar, Marília Ferraz, Maurício Gusmão, Sheila Torres e Tito Lívio Monteiro.

O GMF socioeducativo conta com o apoio do Programa Fazendo Justiça, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

.....................................................................................
Texto e imagem: Amanda Machado | Ascom TJPE