Notícias

Expojud reúne magistrados do TJPE e o desembargador Humberto Vasconcelos aborda os desafios eleitorais no evento

Foto do desembargador vestido de terno cinza claro apresentando sua palestra em Painel da Expojud
Desembargador Humberto Vasconcelos durante palestra em painel do Expojud

Com a temática voltada para os desafios e avanços do uso da inteligência artificial no Judiciário, a segunda edição do Expojud 2024 aconteceu de 12 a 18 de abril, na Universidade de Lisboa em Portugal. O evento contou com a participação de alguns magistrados do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e, dentre eles, o desembargador Humberto Vasconcelos, que atuou como representante do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na função de desembargador eleitoral. No TJPE, o magistrado atua na Coordenadoria Estadual da Família (Cefam).

No Expojud, Humberto Vasconcelos participou de painel sobre o uso de inteligência artificial no processo eleitoral: limites e consequências, no qual apresentou a palestra “Liberdade de expressão e enfrentamento à desinformação”. “Este tema é de significativa relevância, notadamente em face das eleições municipais que se avizinham e que serão realizadas em todo o território brasileiro”, ressalta o desembargador. 

Em razão disso, a apresentação foi voltada para os desafios a serem enfrentados pelo TRE-PE, incluindo os riscos de eventuais desinformações e os novos modelos digitais de propaganda eleitoral. “Nesse sentido, destacamos a necessidade de humanização deste novo formato via inteligência artificial, devendo abarcar uma busca incessante pela igualdade, intransigente defesa da democracia e da prevalência do voto livre e consciente, protegendo o eleitor e as instituições dos efeitos nocivos de eventuais desinformações”, comenta o magistrado.

Ao final do painel, também conduzido pelo diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, foram apresentadas as ferramentas legais emanadas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do TRE-PE para o combate à chamada desinformação na era digital.

Expojud Portugal - é um evento pioneiro que reúne juízes, desembargadores, ministros e servidores do Poder Judiciário, juristas, professores universitários e pesquisadores acadêmicos do Brasil, de Portugal e de outros países, bem como acadêmicos e técnicos com expertise em inteligência artificial e tecnologia, para discutir o futuro da justiça.

Notícia relacionada: Desembargador Alexandre Pimentel ministra palestra sobre uso de IA no Judiciário em evento internacional

........................................................................................
Texto: Priscilla Marques | Ascom TJPE
Foto: Divulgação