Notícias

Dia Mundial da Reciclagem: Reduzir, reutilizar, reciclar

O Dia Mundial da Reciclagem foi criado no dia 17 de maio de 2005, com o objetivo de conscientizar a população acerca da necessidade de adotar práticas mais sustentáveis em relação ao consumo e descarte de materiais. O descarte impróprio dos resíduos pode causar inundações, alagamentos, poluição do solo e da água, por isso é essencial fazer o descarte correto dos resíduos. 

No Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a destinação correta dos resíduos está presente através da Coleta Seletiva, onde são disponibilizados recipientes para descarte de óleo de fritura; baterias; pilhas; materiais recicláveis, como objetos de plástico e de isopor (copos, sacos, frascos, tampas, potes limpos); vidro (garrafas, potes, frascos limpos); metais (latas, tampas de garrafa e tetra park) e papel e papelão (panfletos, agendas, calendários, cartões, jornais, revistas); e não-recicláveis. Confira os pontos de Coleta Seletiva no TJPE.

De acordo o Núcleo de Sustentabilidade, responsável pela iniciativa, desde a implantação da Coleta Seletiva já foram destinados 43 toneladas de plásticos, vidros e metais; 195,8 toneladas de papéis e papelões; 984 Kgs de pilhas e baterias; e 3.790 litros de óleo de fritura.

A reciclagem  é uma das formas mais eficazes de mitigar os danos causados ao meio ambiente, reduzindo a quantidade de lixo que vai parar nos bueiros, rios e aterros sanitários. Veja algumas dicas importantes para contribuir com um planeta mais sustentável. 

1 - Reduza, reutilize, recicle: 
Busque reduzir a quantidade de resíduos,  procure maneiras de reutilizar itens sempre que possível e recicle o que não pode ser reutilizado.

2 - Separe seu lixo corretamente: 
Tenha recipientes para diferentes tipos de resíduos em sua casa, pois isso facilita o processo de reciclagem e garante que os materiais sejam encaminhados para os locais corretos.

3 - Compre produtos reciclados: 
Apoie organizações que utilizam materiais reciclados em seus produtos. Isso contribui para fechar o ciclo da Reciclagem e incentiva outras empresas a incluírem práticas mais sustentáveis. 

4 - Eduque: Compartilhe seu conhecimento sobre reciclagem com familiares, amigos e colegas. Às vezes, as pessoas podem simplesmente não saber como ou o porquê devem reciclar.

Ao praticar essas e outras ações, você não apenas diminuirá seu impacto ambiental pessoal, mas também incentivará outros a seguirem o exemplo, criando um efeito positivo em direção a um futuro mais sustentável para todos.

.................................................................................
Texto: Dayane Domingos | Ascom TJPE