Notícias

Dia Internacional da Reciclagem: uma data para refletir sobre suas atitudes no dia a dia

Pessoas fazendo o descarte correto de objetos. 17 de maio - Dia Internacional da Reciclagem

 

Nesta quarta-feira (17/5) é celebrado o Dia Internacional da Reciclagem. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (Unesco), tem como propósito estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos resíduos e mostrar os benefícios da sua reciclagem. 

 

De acordo com o estudo Panorama dos Resíduos Sólidos 2022, feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil produziu 1,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) no ano passado.Ainda com base nesse mesmo estudo realizado em 2021, acredita-se que um pouco mais de 30% desse material seja composto por objetos recicláveis, o que corresponde a cerca de 24 milhões de toneladas de resíduos. Já o estudo realizado pela associação International Solid Waste Association (ISWA), mostra que apenas 4% do lixo que poderia ser reaproveitado é reciclado.

 

No Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o cuidado com o meio ambiente, bem como a destinação correta dos resíduos, entre outros, também está presente e faz parte do Planejamento Estratégico da instituição. “O TJPE, em alinhamento a Agenda 2030 e a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), implementa práticas sustentáveis em suas atividades em prol da reciclabilidade de resíduos sólidos, com as parcerias, convênios e contratos firmados, em alguns casos, abrindo as portas do Judiciário para as demandas ambientais da sociedade, como exemplo, a colaboração no projeto “Mundo limpo, Vida Melhor”, para o óleo de fritura, e os coletores de pilhas e baterias”, explica o gestor do Núcleo de Sustentabilidade, Ayrton Rocha. 

 

Confira abaixo alguns dos projetos desenvolvidos pelo TJPE

Coleta de resíduos sólidos – coletores ecológicos dispostos nos corredores de diversos prédios da instituição, onde os resíduos recicláveis (papéis, plásticos, vidros e metais) são coletados e encaminhados à ONG Moradia e Cidadania e à Cooperativa de Trabalhadores de Resíduos Sólidos Recicláveis Coopagres para a destinação correta desses materiais

Coleta de óleo de fritura - coletores dispostos em alguns prédios para o descarte correto por parte de usuários internos e da sociedade. O material coletado é encaminhado à Asa Indústria, por meio do projeto “Mundo Limpo, Vida Melhor”

Coleta de pilhas e baterias portáteis – pontos de coleta disponibilizados em alguns prédios para que o material recolhido seja encaminhado para reciclagem de forma correta.

Além desses projetos promovidos pelo Núcleo de Sustentabilidade, o TJPE, por meio de outros setores, realiza a logística reversa de lâmpadas, onde após a troca por lâmpadas led, as inservíveis são encaminhadas para reciclagem, através de parcerias; a logística reversa de cartuchos e tonners, por meio de contrato que determina a aquisição de cartuchos/tonners com cláusula de logística reversa pelos fornecedores; aquisição de coletores ecológicos feitos de tubos de aparas de creme dental para o projeto de coleta seletiva de resíduos. Os coletores ecológicos são provenientes do conceito de economia circular, através do reprocessamento de materiais gerados do pós consumo.

 

Confira abaixo algumas dicas de reciclagem que você pode incluir no seu dia a dia.

 

Resíduo seco e reciclável x orgânico - separe o lixo seco e reciclável do lixo orgânico é simples e ajuda muito os coletores de lixo.

Restos de comida - limpe os restos de comida dos resíduos especiais antes de descartar o material. Uma rápida enxaguada já faz toda a diferença.

Fique atento aos vidros - vidros mal embalados podem colocar em risco a vida dos coletores. Por isso, antes de descartar espelhos, copos, garrafas e derivados, os embale com papelão ou jornal e sinalize que ali existe um resíduo cortante.

Adote e ensine atitudes sustentáveis às crianças. A educação das crianças para a sustentabilidade precisa começar o quanto antes. Ensine por meio de bons exemplos, como: resista ao consumismo excessivo, compre apenas o necessário; evite os sacos plásticos ao máximo, adote sacolas de pano ou reutilizáveis para ir ao supermercado; prefira produtos naturais ou biodegradáveis para sua casa; tente consertar o que estragou, em vez de descartar e comprar um aparelho novo; use a criatividade para reformar e customizar as roupas para a próxima estação; ensine o desapego e mostre aos seus filhos a importância de doar roupas e brinquedos para famílias carentes.

………………………………
Texto: Redação | Ascom TJPE
Informações: Ambiental Mercantil e Unifesp
Arte: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE