A exposição itinerante “Crianças e Adolescentes: sujeitos de direitos com prioridade absoluta”, que está instalada desde o dia 12 de janeiro no Fórum Eraldo Gueiros Leite, na comarca de Garanhuns, recebeu um público muito especial. Adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa na Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (FUNASE), bem como crianças e adolescentes acolhidas(os) em instituições do município visitaram a mostra.
Na visitação, todas(os) puderam conferir vídeos, fotografias, desenhos e textos que mostram a trajetória de construção da assistência a crianças e adolescentes em Pernambuco e no Brasil, além de obras do artista plástico Abelardo da Hora e dos fotógrafos Fred Jordão e João Roberto Ripper e acervos de instituições diversas e de famílias de pessoas que contribuíram para o Direito Infanto-juvenil no Brasil.
O juiz da Vara Regional da Infância e Juventude de Garanhuns, Maurício Santos Gusmão Júnior, explica a importância do acesso dessas crianças e adolescentes a esse tipo de conhecimento. “Ao visitarem a exposição, crianças, adolescentes e jovens, que, de alguma forma, já estiveram em situação de vulnerabilidade, transportam-se, por meio dos textos, das ilustrações e dos vídeos, a sua própria história e, ao mesmo tempo, saem daquele espaço na certeza de que seus direitos devem ser respeitados, protegidos por todos, família, sociedade e Estado”.
Encerramento - Na quinta-feira (8/2), haverá o encerramento da exposição na comarca de Garanhuns. Para marcar a data, haverá uma homenagem às pessoas que fizeram história na defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município, concedida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA) e pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A solenidade será realizada no salão do júri do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, das 8h às 12h.
A exposição “Crianças e Adolescentes: sujeitos de direitos com prioridade absoluta” foi instalada inicialmente no Palácio da Justiça, em Recife, e já recebeu, desde o início, cerca de 500 visitantes. A mostra tem a curadoria do professor Humberto Miranda e é promovida pela Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do TJPE, juntamente, com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através do Laboratório de História das Infâncias (Lahin) e do Programa de Pós-graduação em História (PGH). A identidade visual foi criada pela Click Assessoria de Comunicação e executada pela Vipex Design e Ascom TJPE, em trabalho coordenado por integrantes da UFRPE e do TJPE.
...............................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Foto: Cortesia