Notícias

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPE e GMF debatem políticas públicas em reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas

Representantes do TJPE, da Funase, e da Secretaria de Desenvolvimento Social da Criança e Juventude e Políticas de Prevenção às Drogas

A Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo (GMF) promoveram uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas e a presidência da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), na quarta-feira (1/3). 

O objetivo do encontro foi discutir as pautas necessárias para melhoria do sistema socioeducativo no âmbito do Estado de Pernambuco, aprimorando as políticas públicas voltadas a adolescentes e jovens em situação de privação de liberdade. A reunião aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas.

Na ocasião, foram debatidos dados e problemas enfrentados no sistema socioeducativo e ações para a evolução das condições dos jovens que se encontram nas instituições da Funase. Também foram discutidos programas de qualificação no atendimento à saúde mental no âmbito dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e a ampliação nas estruturas dos Centros de Atendimento Socioeducativo.  

Durante o encontro foi destacada a importância da participação interinstitucional na qualificação do sistema socioeducativo e da necessidade de um trabalho integrado entre as diferentes esferas governamentais e a sociedade para a promoção e efetivação de garantias aos adolescentes em conflito com a lei.

A Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPE, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo, Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas comprometeram-se a continuar o diálogo e a buscar soluções para os desafios enfrentados na área da infância e juventude em Pernambuco.

Participaram da reunião, a coordenadora da Infância e Juventude, juíza Hélia Viegas; o gerente de Apoio às Políticas Socioeducativas, Felipe Amorim; a coordenadora estadual do Programa Fazendo Justiça do Conselho Nacional de Justiça, Jackeline Florêncio; a representante do GMF, Marília Ferraz; a secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carolina Cabral; a gerente-geral do Juridico da Secretaria, Camilla Inojosa; e a presidente da Funase, Nadja Alencar.
.................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE 
Foto: Cortesia