Notícias

Coordenadora da Mulher do TJPE participa do 1º Fórum Alepe Mulher


 

A coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargadora Daisy Andrade Pereira, participou do 1º Fórum Alepe Mulher, evento promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no período de 11  a 15 de março. A iniciativa teve como objetivo debater temáticas que envolvem os desafios enfrentados pelas mulheres, no auditório Sérgio Guerra, na sede do Poder Legislativo estadual.

Na programação da sexta-feira (15/3) do 1º Fórum Alepe Mulher, a desembargadora Daisy Andrade Pereira ministrou a palestra "O Poder Judiciário e a Política de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher". Na ocasião, a magistrada apresentou os principais projetos desenvolvidos pelo TJPE no combate à violência contra a mulher, através da Coordenadoria da Mulher. Dentre estes, ela destacou as ações Mãos Empenhadas Contra a Violência, Recomeçar e o projeto Dialogando sobre a Lei Maria da Penha nos espaços públicos, que tem como objetivo orientar as cidadãs e cidadãos na temática do combate à violência contra as mulheres em locais que possuem significativo fluxo diário de pessoas.

“Os nossos projetos auxiliam as pessoas a conhecerem a Lei Maria da Penha, assim como promovem o aprimoramento de seu conteúdo e o encorajamento para que as informações sejam usadas na prática na busca pela proteção às mulheres”, destacou a coordenadora da Mulher do TJPE. 

O debate também contou com a presença da advogada e integrante da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB/PE), Daniela Mello, e pela delegada Bruna Falcão, que ministraram a palestra "Legislação e direitos". A mediação foi efetuada pela deputada Débora Almeida; e a mesa de trabalhos foi composta pela superintendente de Comunicação Social da Alepe, Helena Alencar, pela chefe de gabinete Fernanda Iara, e pela servidora mais antiga da Casa, Maria do Socorro, que trabalha há 43 anos na Alepe.

No local, estiveram presentes estudantes da Unibra, da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho) e da Faculdade de Escada (Faesc). 

Avaliação - O superintendente-geral da Alepe, Isaltino Nascimento, celebrou a 1º edição do fórum, destacando a relevância do cronograma diverso do evento. “Foi muito positivo ter místicas de abertura e encerramento, feito por mulheres, ter duas palestrantes a cada dia, a presença das universidades e uma divisão de temáticas”, pontuou. Ele ainda pontuou o sucesso de divulgação, levando em conta a Casa cheia, todos os dias: “Tivemos também a divulgação externa, o que era a nossa intenção. Fazer com que a Assembleia possa ter esse diálogo com a população e sociedade como um todo é muito importante.”

....................................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE - Com informações da Alepe 
Foto: Alepe