Notícias

Conselho da Magistratura aprova voto de aplauso pela transmissão de Júri via YouTube do Tribunal

Em reunião realizada em 17 de março, o Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) aprovou, por unanimidade, voto de aplauso a todos e todas que participaram da pioneira iniciativa de transmitir, via YouTube do TJPE, a Sessão do Júri (processo número 24999-73.2017.8.17.0001) realizado na 1ª Vara do Júri da Capital entre os dias 15 e 17 de março.

Em comunicado oficial, o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, autor da proposta no Conselho da Magistratura, destacou que a iniciativa permitiu ampliar o acesso das pessoas a algo que é eminentemente público, evitando-se a superlotação do plenário, fato que poderia provocar a disseminação de doenças como a covid-19. 

A transmissão via YouTube foi devidamente acordada entre as partes que participaram do julgamento e aconteceu por iniciativa da juíza Fernanda Moura, que presidiu o Júri.

Com cerca de 32 horas de transmissão ao vivo, o julgamento alcançou cerca de 686 mil pessoas em 13 países. Depois do Brasil, Estados Unidos, Portugal e Canadá tiveram o maior número de visualizações.

Além dos acessos diretos, houve a audiência proveniente de vários portais noticiosos e TVs do Estado que fizeram o link com o canal do TJPE. 

O presidente do Tribunal também destacou que a transmissão em tempo real gerou um arquivo para o uso acadêmico nas faculdades de Direito, fato que auxiliará muitos estudantes daqui para frente.

Notícia relacionada

Réu em crime de trânsito é condenado a mais de 29 anos de reclusão por três homicídios e duas tentativas
..............................................................................................
Texto: Saulo Moreira | Ascom TJPE