Navegação do site
No ano do seu bicentenário, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) obteve uma conquista que simboliza com perfeição a preocupação permanente com o futuro.
O projeto Decola, do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (Ideias), da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), ficou em terceiro lugar na categoria “Projeto de Laboratório de Inovação” do Prêmio Expojud 2022. O Expojud é o Congresso de Inovação, Tecnologia e Direto para o Ecossistema de Justiça. Trata-se do maior evento sobre a revolução exponencial desse segmento.
A Esmape esteve entre os finalistas também na categoria Executivo de Inovação na Justiça Estadual e Militar, com o técnico judiciário João Guilherme Peixoto, do Ideias, que recebeu a Menção Honrosa.
A cerimônia de premiação, realizada na terça-feira (25/10), no Hotel Tulip, em Brasília, também foi marcada pela torcida de todos os pernambucanos para a juíza de Direito Mariana Vargas que, como desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), foi a vitoriosa na categoria “Liderança Exponencial”.
A proposta da premiação é estimular no judiciário iniciativas de inovação e implantação de soluções diferenciadas visando eficiência e celeridade, e apresentar protagonistas da revolução exponencial na Justiça brasileira.
O diretor-geral da Esmape, desembargador Francisco Bandeira de Mello, fez questão de comparecer à cerimônia: “A tecnologia e a inovação são grandes aliadas ante desafios do Judiciário, e eventos que os promovem merecem nosso estímulo”, definiu.
A premiação ocorreu dentro da 3º Expojud, que teve como tema “Ondas de Inovação”. Foram três dias reunindo palestras em torno de assuntos relacionados à inovação. Nesta quarta-feira (26/10), no painel “Algoritmo do Processo Decisório: Pilar Fundamental das Neurociências”, o juiz José Faustino Macedo, coordenador do Ideias, foi um dos debatedores.
Nesta quinta-feira (27/10), no painel “Inovação na Justiça: Legado, Desafios e Cenários”, foi a vez do juiz Sílvio Romero Beltrão, supervisor da Esmape, estar entre debatedores.
A Esmape está presente também na área de exposição do evento, com estande onde a Escola está fazendo conexões importantes. Insere-se entre mais de 100 expositores, envolvendo instituições da Justiça e empresas de referência no mercado de tecnologia. Na abertura, o espaço foi visitado por personalidades judiciárias pernambucanas como os desembargadores Humberto Vasconcelos, André Guimarães e Fábio Eugênio Dantas de Oliveira Lima, do TJPE, e ainda pela juíza Mariana Vargas, muito parabenizada pelo prêmio recebido.
O Ideias, da Esmape, é o primeiro laboratório de inovações entre judiciários estaduais. O premiado projeto Decola Ideias estrutura ações de ideação, incubação, aceleração e desenvolvimento de projetos e protótipos no âmbito do Laboratório de Inovação, o TJPE LABS.
Atualmente, encontram-se no Decola três iniciativas de destaque. Uma delas é o Decola RPA Criminal, que ganhou a identidade visual como “Expedito”, oferecendo a automação robótica de processos para as fases pós sentença na área criminal. Executa em dois minutos tarefas repetitivas que um funcionário normalmente consegue em uma hora, permitindo o deslocamento de servidores para outras etapas desses processos, acelerando, desta forma, trâmites em todo as fases.
Outro projeto incubado no laboratório de Ideias é o Decola Mulher, com desenvolvimento dos protótipos vencedores das jornadas de Criação, Inovação e Empreendedorismo (Crie Jam) da Esmape, voltados ao macrodesafio Justiça e Igualdade de Gênero. É alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de número 5 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O formato “jam”, em inglês geleia, remete à flexibilidade, e foi originalmente usado na área musical, com as jams sessions, definindo espetáculos receptivos a alterações de roteiros e com desafios musicais – formato, aos poucos, incorporados a outros setores.
O terceiro projeto de destaque na incubadora do Ideias é o Decola Jesp Jam, remetendo informalmente à sigla Jesp aos Juizados Especiais de Pernambuco. Ele também desenvolve protótipos entre trabalhos apresentados em jornadas com o setor, mais especificamente no desafio de demandas predatórias.
Esta é a segunda vez que o Ideias da Esmape é premiado no Expojud, que está em sua terceira edição. Na primeira edição da premiação, em 2020, o Instituto Ideias alcançou o 3º lugar do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial 2020, com o projeto Justiça Aqui. Instalou totens de autoatendimento para pessoas em cumprimento de penas alternativas, disponibilizando também informações sobre o funcionamento das Unidades Judiciárias.
............................................................................................
Texto: Ascom TJPE - Ascom Esmape
Foto: Divulgação