Navegação do site
Presidente do TJPE, desembargador Frederico Neves, descerrou a placa de inauguração ao lado do prefeito Ettore Labanca, do desembargador Luiz Carlos Figueiredo e das juízas Marinês Viana e Aldileide Galindo
A população de São Lourenço da Mata conta, a partir desta segunda-feira (30/7), com mais uma unidade judiciária no município. O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves, inaugurou nesta manhã a sede da 3ª Vara Cível da Comarca, no Anexo do Fórum Desembargador Paulo André Dias da Silva. Com a ampliação da prestação jurisdicional na cidade, a expectativa é acelerar os processos relativos a bens e relações de consumo. Além disso, a unidade será a responsável por atuar nas demandas relativas a direitos de crianças e adolescentes. Cerca de 500 processos da Infância e Juventude que já tramitam no Fórum serão redistribuídos para a nova vara.
Funcionando na Rua Olívio Costa, 123, Centro de São Lourenço da Mata, a 3ª Vara Cível está sediada no mesmo prédio que abrigou os plantões judiciários do TJPE na Copa do Mundo, de junho a julho deste ano, e na Copa das Confederações, em 2013. No local, magistrados e servidores atenderão os cidadãos de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Para a nova vara, serão redistribuídos aproximadamente 2.000 processos que já tramitavam na 1ª e 2ª Varas, atualmente com um acervo de 3.800 e 3.200 processos, respectivamente.
O presidente do TJPE descerrou a placa de inauguração do espaço ao lado do desembargador Luiz Carlos Figueiredo, da diretora do Fórum de São Lourenço, juíza Marinês Marques Viana, da diretora em exercício do Fórum e juíza instaladora da 3ª Vara Cível, Aldileide Paes Miranda Galindo, e do prefeito do município, Ettore Labanca. Na ocasião, o desembargador Frederico Neves ressaltou a responsabilidade dos servidores e magistrados na prestação jurisdicional.
"Nós, como servidores públicos, precisamos criar soluções e fazer acontecer as ideias novas, para propiciar ao cidadão uma situação de vida mais pacífica e feliz. Afinal, a gestão do Poder Judiciário deve prezar o interesse público. Por isso, este imóvel deve servir para que prestemos serviços para o bem da coletividade", destacou o presidente do Tribunal. Já a juíza Aldileide Galindo agradeceu o empenho do TJPE e reforçou que os magistrados e servidores trabalharam com afinco para a instalação do novo serviço.
Responsável pela 3ª Vara Cível, a juíza Marinês Marques Viana elogiou a prontidão com que a Presidência do TJPE atendeu o pleito de expandir o serviço da Justiça estadual em São Lourenço da Mata. "A juíza Aldileide Galindo e eu fizemos o pedido em junho. Na mesma hora, o presidente marcou a data da abertura desta Vara para 30 de julho, e é o que está ocorrendo. Isso é uma prova de que o olhar desta gestão está voltado para a boa prestação jurisdicional à população", afirmou.
O desembargador Luiz Carlos Figueiredo, coordenador da Infância e Juventude e das atividades do TJPE na Copa, incentivou a criação da 3ª Vara Cível de São Lourenço da Mata. Ele também frisou a rapidez com que a Presidência do TJPE agiu para a implantação do espaço. "Diante da alta demanda encaminhada às duas Varas Cíveis, acreditamos que essa nova unidade poderia atuar não só na Infância e Juventude, mas também com a competência cível, para beneficiar toda a população."
............................................................................................
Texto: Cláudia Vasconcelos | Ascom TJPE
Foto: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira