Navegação do site
A Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Pernambuco (CIJ/TJPE) promoveu o 1° Encontro Estadual dos Serviços de Acolhimento Familiar na última terça-feira (19/9), na sede da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), na Ilha Joana Bezerra, no Recife. O evento foi transmitido ao vivo através do canal youtube.com/ascomtjpe. Confira abaixo.
Na abertura do evento, houve a apresentação dos avanços, desafios e possibilidades dos Serviços de Acolhimento Familiar (SAFA); e na sequência, uma exposição do panorama estadual e a palestra “Serviços de Acolhimento Familiar: o fortalecimento de uma política pública”, realizada pelo gestor do Serviço de Acolhimento Familiar Pérolas de Santo Amaro/SP, Delton Hochstedlere. Após os debates, o encontro foi encerrado.
Além dos representantes do TJPE, estiveram presentes integrantes do Ministério Público estadual (MPPE), do Governo do Estado e dos municípios que já executam o SAFA e outros que estão em processo de implantação: Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ouricuri, Paudalho, Tamandaré e Recife.
Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora - está previsto na Política de Assistência Social, seguindo os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prioriza o acolhimento provisório em famílias acolhedoras. O objetivo é preservar a convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, afastados de suas famílias por medida de proteção.
..................................................................................................
Texto: Priscilla Marques | Ascom TJPE
Foto: Cortesia