Navegação do site
Chefe do Judiciário estadual recebe visita do novo presidente do TCE que tomará posse na próxima segunda-feira (10/1)
O presidente do Tribunal de justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, e o 1º vice-presidente do TJPE, desembaergador Eurico de Barrros, receberam na tarde da quarta-feira (5/1), no Palácio da Justiça, a visita do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ranilson Ramos. O objetivo da visita foi o convite ao chefe do judiciário estadual para a posse da nova mesa diretora do TCE, que será realizada na próxima segunda-feira (10/1), no auditório do Ministério Público Estadual, no Centro Cultural Rossini Alves Couto, localizado na Rua do Hospício, 849, na Boa Vista. A posse terá o formato híbrido, com transmissão ao vivo pelo canal TV TCE-PE no YouTube.
Durante a solenidade, serão empossados também a conselheira Teresa Duere na vice-presidência, o conselheiro Valdecir Pascoal, no cargo de Corregedor, o conselheiro Carlos Porto, na diretoria da Escola de Contas e o conselheiro Carlos Neves, que assumirá a Ouvidoria do TCE. O conselheiro Ranilson Ramos vai presidir o Tribunal de Contas no biênio 2022-2023. A eleição da nova mesa diretora aconteceu no último dia 24 de novembro, em sessão especial do Pleno do TCE.
Na visita ao Palácio da Justiça, os representantes do TJPE e do TCE reforçaram o compromisso de uma maior integração entre as instituições em prol do desenvolvimento do serviço público para atender os cidadãos. O novo presidente do TCE recebeu, na ocasião, a Medalha Comemorativa do Mérito Judiciário, alusiva às celebrações dos 200 anos de criação do TJPE, à época denominado de Tribunal da Relação.
No encontro, Cerqueira apresentou também a maquete do projeto da construção do novo Fórum Criminal do Judiciário estadual pernambucano que visa proporcionar uma estrutura melhor de atendimento a magistrados, servidores e população em geral.
A estrutura será construída, na Rua Santa Edwirges, 390, no Prado. No novo prédio, que terá cerca de 24 mil metros quadrados de área construída, funcionarão as unidades de competência penal, como Varas Criminais, Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Varas do Tribunal do Júri, instaladas atualmente no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra. As audiências de custódia também passarão a ser realizadas no local.
Após a apresentação no novo Fórum Criminal, o desembargador Fernando Cerqueira mostrou a estrutura do Palácio da Justiça ao novo presidente TCE, Ranilson Ramos, e ao procurador-jurídico do TCE, Aquiles Bezerra e o assessor especial da presidência do TCE, Aldemar Santos, que participaram também da reunião.
Dentre os espaços visitados, estava a sala dos desembargadores, que foi revitalizada e os móveis presentes no espaço restaurados durante a gestão de Cerqueira, com destaque para a nova galeria de presidentes e para as cadeiras em estilo manuelino, que foram minuciosamente recuperadas. Na galeria de presidentes, há a imagem de todos magistrados que administraram o Tribunal desde 1914 até os dias atuais, em ordem cronológica.
Novo presidente do TCE- Nascido em Orocó, Sertão pernambucano, o conselheiro Ranilson Ramos começou sua vida pública como vereador no município de Petrolina, sendo posteriormente deputado estadual por três mandatos, foi presidente da Agência Reguladora de Pernambuco e Secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco, entre outros cargos. Ele tem 64 anos, é casado com Marta e pai de Lucas e Caio. Ranilson Ramos foi nomeado ao cargo de conselheiro do TCE em 2013, pelo então governador Eduardo Campos, e na Casa já foi diretor da Escola de Contas, Ouvidor e vice-presidente.
............................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Fotos: Armando Artoni | K9 Produções