Notícias

Celebração do Dia Internacional da Pessoa Idosa – data ressalta a importância e os direitos do público

Aconteceu, nesta terça-feira(1º/10), um evento para reforçar o compromisso das instituições públicas com a pessoa idosa. A iniciativa foi promovida pelo Centro Integrado de Cidadania (CIC), por meio de suas instituições integrantes – Juizado Especial Criminal do Idoso, unidade do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); da 48ª Promotoria Criminal, Ministério Público de Pernambuco (MPPE); da Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE); e da Delegacia da Pessoa Idosa, Secretaria de Defesa Social/PE. Aberto ao público, o evento ocorreu na sede do CIC, situado na Rua da Glória, 301, Boa Vista, Recife, entre 9h30 às 11h30.

O dia 1º de outubro destaca o papel fundamental dos(as) idosos(as) na sociedade, homenageando essas pessoas que merecem todo o respeito, dignidade e plena garantia dos seus direitos. Diante disso, a programação teve uma roda de conversa, conduzida pela procuradora de Justiça e coordenadora da Caravana da Pessoa Idosa do Ministério Público de Pernambuco, Yélena Monteiro Araújo, sobre os direitos da pessoa idosa e o enfrentamento do etarismo. Nela, as pessoas idosas se conheceram e compartilharam suas experiências de vida.

O juiz titular do Juizado Especial Criminal (Jecrim) do Idoso, Waldemiro Lima Neto, parabenizou as pessoas idosas que estavam presentes. “Este dia tem por objetivo principal a conscientização, valorização, o respeito e a dignidade da pessoa idosa. Então, a todos vocês, meus parabéns! Nós estamos aqui por vocês! Agradeço a todas as pessoas e instituições que organizaram este evento com muito amor e carinho”, evidenciou o juiz do Jecrim do Idoso.

A procuradora de Justiça aposentada, Judith Borba, e autora da Cartilha do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, intitulada “Maria descobrindo os direitos da pessoa idosa”, participou da comemoração por meio de uma contação de história. “É uma honra passar dos 60 anos. Defendo que a pessoa idosa deve participar ativamente da sociedade. Hoje estou aposentada, mas continuo fazendo justiça, só que de outra forma: contando histórias!”, declarou Judith Borba.

O grupo de convivência de Areias, formado por pessoas idosas, também fez parte dessa programação especial, trazendo representatividade para o público com uma apresentação cultural que celebrou esta data tão relevante. Maria Erondina, de 65 anos, integrante do grupo, disse que estava feliz pelo dia de hoje e de ter a oportunidade de se apresentar com as suas companheiras e companheiros de dança e canto.

A promotora titular do Juizado Especial Criminal, Irene Cardoso, discursou no evento. “Nós ficamos alegres quando recebemos vocês aqui, ainda mais com serviços para oferecer. Lutamos pela autonomia da terceira idade, colocando em primeiro lugar a escuta da pessoa idosa. Então, é muito importante este Centro Integrado, onde vocês têm a Delegacia do Idoso, a Defensoria Pública, o Ministério Público e um Juizado Especial Criminal do Idoso, ou seja, um serviço integrado de cidadania à disposição!”, concluiu Irene Cardoso.

A Delegacia do Idoso convidou o Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB, órgão responsável por gerenciar a identificação civil dos pernambucanos, para que o instituto disponibilizasse o serviço de emissão de identidade aos(as) idosos(as) presentes. “Quando a pessoa idosa tem uma nova documentação isso provoca um efeito bastante forte para a cidadania. Ter os documentos registrados legalmente faz com que o indivíduo tenha mais acesso à informação, aos serviços públicos e gera um sentimento de pertencimento”, destacou o delegado do Idoso, Ícaro Barros Schneider.

Além disso, a Defensoria Pública, ofereceu, por meio de serviços itinerantes, 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito. “Neste dia, estamos procurando resgatar a dignidade da pessoa idosa, para que o público possa se sentir útil, protegido da violência e busque sempre os seus direitos. Eu também sou uma pessoa idosa! Defendo a necessidade da gente se valorizar! ”, afirmou a defensora pública, Helane Malheiros.

Zoroastro Batista, de 87 anos, é um idoso bastante engajado socialmente. Ele atua como voluntário pelo IPETI (Instituto de Pesquisas e Estudos da Terceira Idade) no Hospital Geral de Areias, e estava presente no evento que celebrou a pessoa idosa. “Tudo o que está relacionado aos direitos dos idosos é bem importante. Aqui é um lugar onde podemos ser ajudados de várias formas”, ressaltou Zoroastro. Da mesma forma, Vitoria Lins, de 74 anos, falou sobre o benefício da ação. A idosa contou que há muito tempo tentava fazer uma nova identidade, mas não sabia como. “Estou bem feliz, resolveram a questão do meu documento. Agora tenho uma identidade novinha!”, expressou a aposentada.

Estavam presentes, o juiz titular do Juizado Especial Criminal (Jecrim) do Idoso, Waldemiro Lima Neto; a promotora titular do Juizado Especial Criminal, Irene Cardoso; a defensora pública, Helane Malheiros; a procuradora de Justiça e coordenadora da Caravana da Pessoa Idosa do Ministério Público de Pernambuco, Yélena Monteiro Araújo; a procuradora de Justiça aposentada, Judith Borba; o coordenador geral dos Juizados Especiais, Roberto Pedrosa; o delegado do Idoso, Ícaro Barros Schneider; e o vice-delegado da Delegacia da Pessoa Idosa, Paulo Nogueira.
....................................................................
Texto: Carolina Cerqueira | Ascom TJPE
Foto: Ivaldo Reges