Notícias

Cejusc de São Lourenço da Mata promove 1ª Pauta Concentrada de Conciliação e Mutirão de Cidadania

Celeridade processual, pacificação social e cidadania. Com este objetivo, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de São Lourenço da Mata vai realizar a 1ª Pauta Concentrada de Sessões de Conciliação. O evento tem início a partir da próxima segunda-feira (23/5), até a sexta (27/5), e será realizado das 8h às 17h, no Fórum Desembargador Paulo André Dias da Silva, localizado na Rua Tito Pereira, n° 267, no Centro de São Lourenço da Mata. No último dia do evento, em conjunto com instituições parceiras, como o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Defensoria Pública Estadual e a Prefeitura do Município de São Lourenço, o Judiciário pernambucano também promoverá o Mutirão de Cidadania. 

A iniciativa do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) é coordenada pelo Núcleo de Conciliação - Nupemec. As sessões de conciliação da 1ª Pauta Concentrada de Conciliação de São Lourenço da Mata serão supervisionadas pela coordenadora do Cejusc da comarca, juíza Marinês Marques Viana. Para a ação conciliatória, foram selecionados 145 processos originários das 1ª, 2ª e 3ª Vara Cíveis, além de 40 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). 

As sessões de conciliação também vão contemplar demandas pré-processuais, que é quando os cidadãos buscam a solução dos seus litígios sem que para isso tenham um processo formalizado no Judiciário. O evento conciliatório contará com a atuação dos servidores Ana Cristina Lopes da Silva, Terence Christians Lira Rosas, Hermes Barbosa Paixão e Henrique de Melo Mendonça.

Mutirão de Cidadania 

Na sexta-feira (27/5), também das 8h às 17h, no estacionamento do Fórum de São Lourenço da Mata, o TJPE e as instituições parceiras vão promover diversos serviços voltados aos cidadãos, como, por exemplo, a realização de testes rápidos de HIV, Hepatite Tipo B; a aferição de pressão e glicemia; a distribuição de preservativos e panfletos educativos; bem como orientações sobre a saúde da mulher e vacinação. No local, também serão oferecidos serviços de emissão de carteira de livre acesso, atendimento e orientações sobre o Programa de Orientação e Proteção do Consumidor (Procon), e a celebração de 50 casamentos. É válido salientar que no evento haverá, ainda, um espaço de convivência e recreação para crianças cujos pais estarão em atendimento nos citados serviços.

A coordenadora do Cejusc de São Lourenço da Mata, juíza Marinês Marques Viana, avalia que o evento simboliza o acesso da população ao Judiciário no atendimento de suas demandas mais urgentes. "O que estamos promovendo é a distribuição de uma Justiça célere e efetiva, notadamente depois de sobrevivemos a dois anos de pandemia. O momento é de trabalho, alegria e também de agradecimento pelo apoio recebido da Presidência do Tribunal de Justiça, do Nupemec, e das instituições parceiras", afirma a magistrada. 

Matéria vinculada: Esforço concentrado das unidades do Nupemec alcança mais de R$ 2,5 mi em acordos homologados

.................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Arte: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE