Navegação do site
A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja/PE), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), participou da Conferência Latino-Americana de Adoção Internacional. A Ceja/PE presta auxílio aos procedimentos relativos à adoção nacional e internacional de crianças e adolescentes. A secretária-executiva da Ceja/PE, juíza Ana Carolina Avellar, compareceu à Conferência como representante da Comissão pernambucana, junto a autoridades nacionais e internacionais responsáveis por conduzir os processos de adoção internacional nos Tribunais de Justiça.
"Importante ressaltar que em todos os países participantes a preocupação é comum: o tempo. O maior desafio é reduzir o tempo de acolhimento institucional para que se possa agilizar a adoção, pois cada dia é fundamental no desenvolvimento das crianças e interfere diretamente nas reais possibilidades de adoção", afirmou a juíza Ana Carolina Avellar.
O evento foi promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus/MJSP), e ocorreu no Palácio da Justiça, em Brasília, entre os dias 29 e 30 de novembro de 2023.
Os painéis que estavam na Conferência promoveram debates sobre o processo de adoção internacional e abordaram assuntos importantes sobre a adoção internacional, relacionados ao diálogo com autoridades centrais latino-americanas, o acompanhamento pós-adoção, a situação das crianças acolhidas nas áreas de fronteira e outros.
.........................................................................
Texto: Carolina Cerqueira | Ascom TJPE
Foto: Divulgação