Navegação do site
A caminhada, realizada na orla de Boa Viagem, foi promovida pela Apega e apoiada pelo TJPE
A 11ª Caminhada Pernambucana de Apoio à Adoção aconteceu, no último domingo (28/5), na Praia de Boa Viagem, no Recife. Centenas de pais, mães, crianças, jovens, além de muitos ativistas da causa se reuniram na Pracinha de Boa Viagem e seguiram até as imediações do Edifício Acaiaca. O belo dia de sol abrilhantou a caminhada, que contou com grupos culturais, maracatu, super-heróis e um trenzinho que fez a festa da garotada.
Promovida pela Associação Pernambucana de Grupos de Apoio à Adoção (Apega), apoiada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com o respaldo da Associação Pró Adoção e Convivência Familiar Gead Recife e demais grupos dedicados à adoção em Pernambuco, o evento tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para uma causa nobre.
"É um movimento importantíssimo. Estamos aqui para chamar a atenção de todos sobre o direito de convivência familiar de nossas crianças e adolescentes, um direito que decorre da própria Constituição e que é sonegado a tantos. Nada acontece sem que a gente tome uma atitude. E a primeira atitude de quem quer adotar é procurar os grupos de apoio à adoção", disse o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo. Ao lado da esposa, a psicóloga Tereza Figueirêdo, ele sempre participa das caminhadas. Ambos são ativistas históricos na área do Direito de Crianças e Adolescentes.
Participaram da caminhada o presidente do TJPE e representantes da Infância e Juventude no Estado
Coordenadora da Infância e Juventude do TJPE, a juíza Hélia Viegas também sempre marca presença nos eventos. "A caminhada tem uma relevância muito grande porque é uma demonstração de representatividade da adoção e da busca pela preservação dos direitos das crianças e adolescentes", disse.
Durante a caminhada, os integrantes das entidades organizadoras exibiram cartazes, distribuíram panfletos, e ficaram disponíveis para esclarecer dúvidas sobre o processo de adoção em Pernambuco e no País.
“A caminhada, assim como outras ações do poder público e de entidades como a Apega e Gead Recife, sensibilizam o público sobre o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar, para além do ato de amor e responsabilidade, que representa a adoção de crianças e adolescentes aptos à adoção. Precisamos dar visibilidade a estas crianças e adolescentes, que já foram, por vezes, expostas a violação de direitos, sendo vítimas de abandono, negligência e violência”, afirmou o presidente da Apega, Charles Leite.
..........................................
Texto: Saulo Moreira | Ascom TJPE
Fotos: Vitória Viana | Agência Inova Propaganda