Navegação do site
Compondo a programação de aniversário dos 202 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), foi realizada na tarde desta segunda-feira (19/8), a aposição da fotografia do ex-presidente do Judiciário pernambucano, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, na galeria de presidentes da instituição. A solenidade aconteceu no Palácio da Justiça, no Recife.
Veja fotos da cerimônia.
Prestigiada por autoridades, integrantes do TJPE como desembargadoras e desembargadores, juízas e juízes, servidoras e servidores, além de familiares e amigos, a cerimônia foi presidida pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto.
Em seu discurso, o magistrado ressaltou o simbolismo exercido pela fixação da fotografia dos ex-presidentes, que eterniza a passagem de cada um à frente da gestão do TJPE. “Esse símbolo é bastante representativo, a aposição da sua foto aqui na tradicionalíssima galeria dos ex-presidentes do Tribunal de Justiça. Tenho certeza se tratar de um momento especial, um momento de muita honra para todos nós, de poder passar aqui sempre e lembrar daqueles dois anos que Vossa Excelência ficou à frente do Tribunal, as nossas tradições de pernambucanidade e de patriotismo que todos nós temos, de modo que a palavra é uma só: agradecer, agradecer e agradecer. Obrigado, desembargador Luiz Carlos”.
“Além de ser um excelente magistrado, um excelente pai de família, um excelente amigo, é uma pessoa leal, uma pessoa que deixou o Tribunal de Justiça altamente saneado e é por isso que estamos podendo fazer tudo que estamos fazendo em tão pouco tempo. Então foi esse homem, desapegado do poder, que me deu a oportunidade de em seis meses fazer tanta coisa como a gente já fez até agora e vamos fazer muito mais”, complementou Ricardo Paes Barreto em agradecimento.
Homenageado, o desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, presidente durante o biênio 2022/2023, falou da importância de se eternizar o trabalho voltado à população. “O verdadeiro significado que está aqui é o da instituição perpétua, permanente, que entra um e sai outro presidente, e o Poder Judiciário de Pernambuco está sempre firme, forte, trabalhando em prol do povo pernambucano. Então, essa busca, esse trabalho que transcendeu a minha gestão, vai transcender a gestão do desembargador Ricardo Paes Barreto e a do seu sucessor, a partir do momento que sempre houver essa ideia de que o importante para o Poder Judiciário é saber de onde vai, e saber do tempo e da velocidade certa que isso acontecerá”, destacou.
Estiveram presentes à solenidade o corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Bandeira de Mello; a procuradora-geral do estado, Bianca Teixeira, representando a governadora Raquel Lyra; o procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco; Marcos Carvalho; conselheiro Carlos Neves, representando o Tribunal de Contas do Estado; representando a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella; o presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (AMEPE), juiz Leonardo Asfora, e a presidente da Associação dos Amigos da Justiça de Pernambuco (AAJUPE), Sandra Paz Barreto.
.......................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Ivaldo Reges | Inova Propaganda