Notícias

1ª Vara da Infância e Juventude da Capital promove reunião com equipes técnicas das Instituições de Acolhimento 


A reunião teve como objetivo a apresentação de todas as equipes e fomento ao serviço de Acolhimento Familiar

A juíza com exercício na 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, Laura Amélia Moreira Brennand Simões, e servidores da unidade, promoveram uma reunião com os gestores e equipes técnicas das Instituições de Acolhimento situadas em Recife, Gerência de Proteção Social Especial de Alta Complexidade e o Programa de Acolhimento Familiar, ambos da Prefeitura do Recife, na última segunda-feira (26/2). .

A reunião teve como objetivo a apresentação de todas as equipes e fomento ao serviço de Acolhimento Familiar, em especial, para a Primeira Infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e do ser humano, em consonância com os princípios e diretrizes da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente). "Para concretização desses objetivos, iniciamos o diálogo visando um plano de ação e a criação de um Comitê Gestor para o acolhimento familiar em Recife", pontuou Alexsandra Pena, Analista/Pedagoga da Primeira Vara da Infância e Juventude da Capital.

A representante do serviço de Acolhimento Familiar em Recife, Jaqueline Silva, destacou a relevância da reunião. "Nossa equipe teve a oportunidade de dialogar com a juíza Laura Simões, a sua equipe técnica e os demais representantes das Casas de Acolhida. Essa experiência é de suma importância, pois o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora necessita estar alinhado com o Judiciário em prol dos melhores encaminhamentos para nossas crianças e adolescentes acolhidos. A reunião não só oportunizou a troca de informações, mas favoreceu a apresentação da nova juíza para as equipes responsáveis pelos acolhimentos e marcou o início do alinhamento de estratégias para o fortalecimento do acolhimento familiar na cidade do Recife", pontuou.

Também, de acordo com Ana Campelo, gestora do Lar Paulo de Tarso, "a reunião com a Exma. Juíza Laura Simões, sua equipe e representantes das Casas de Acolhida foi um momento importante para maior estreitamento de vínculos, compartilhamento de ideias e dúvidas e, consequente, ajuste para um trabalho conjunto mais eficiente e correspondente às necessidades das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social".

Participaram os representantes das instituições: Família Acolhedora, Novos Rumos, Lar Paulo de Tarso, Lar Esperança, Casa Madalena, Casa Vovó Geralda, Casa Doce Lar, Casa Aconchego, Casa Novos Rumos, LARBEM, Casa Acalanto, Casa Aconchego, Lar do Neném, Abrigo Jesus Menino e Casa Raio de Luz.
...................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Foto: Divulgação