Notícias

TJPE promove seminário em alusão ao Dia Internacional de Combate à Alienação Parental

O Dia Mundial de Combate à Alienação Parental, celebrado em 25 de abril, é um marco importante para discutir o fenômeno e garantir a proteção à infância/adolescência. Com este objetivo, a Coordenadoria Estadual de Família (Cefam) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com o apoio da Escola Judicial (Esmape), vai realizar o 1º Seminário Diálogos Interdisciplinares sobre Alienação Parental. O evento acontecerá no dia 23/04, das 8h às 12h, no Auditório Des. Nildo Nery dos Santos, da Esmape. 

O evento será presencial, gratuito e as inscrições poderão ser realizadas até a segunda-feira (22/4), através do e-mail: coordenadoria.familia@tjpe.jus.br, devendo conter nome completo, RG e instituição que representa, se for o caso. Além dos(as) magistrados(as) e servidores(as) do TJPE, poderão se inscrever profissionais, estudantes e a população em geral.

O seminário tem como tema: “Diálogos Interdisciplinares sobre Alienação Parental”, e contará com a presença de cinco palestrantes: o coordenador da Cefam, des. Humberto Vasconcelos; a juíza da 11ª Vara de Família e Registro Civil da Capital do TJPE, Paula Maria Malta Teixeira do Rego; a psicóloga do Centro de Apoio Psicossocial do TJPE, Nathália Della Santa; a assistente social do Centro de Apoio Psicossocial do TJPE, Fabiana Gomes; e o advogado de família e sucessões, Luís Henrique Azevedo.

Para debater as repercussões jurídicas, psicológicas e sociais da alienação parental nas relações familiares, a Cefam convida a todos e a todas a acompanharem as experiências e reflexões trazidas na programação a seguir:  

8h – Abertura: Os desafios da convivência familiar e o trabalho do TJPE – Palestrante: Desembargador Humberto Vasconcelos.
8h20 - Início das mesas redondas: 
- Alienação parental nas varas de família: um relato de experiência - Paula Maria Malta, juíza da 11ª Vara de Família e Registro Civil da Capital do TJPE.
- Alienação parental: velhos problemas, novos desafios - Luís Henrique Azevedo, advogado de família e sucessões.
9h40 – Intervalo
9h50 - Continuação das mesas redondas:
- Impactos da alienação parental na saúde emocional dos filhos - Nathália Della Santa, psicóloga do Centro de Apoio Psicossocial do TJPE. 
- A importância da atuação do serviço social na intervenção em casos de alienação parental - Fabiana Gomes, assistente social do Centro de Apoio Psicossocial do TJPE. 
11h10 – Resposta a perguntas e considerações finais.
12h – Encerramento


.....................................................................................................................................
Texto: Carolina Cerqueira | Ascom TJPE
Imagem: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE