Notícias

2ª Vice-Presidência divulga produtividade nesta gestão

Desembargador Antenor Cardoso Soares Júnior

A 2ª Vice-Presidência do TJPE, presidida pelo desembargador Antenor Cardoso Soares Júnior

A 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), presidida pelo desembargador Antenor Cardoso Soares Júnior, processou 1.698 recursos extraordinários e recursos especiais de natureza cível dirigidos ao Supremo Tribunal de Justiça, além de recursos ordinários e expedientes avulsos, no período de fevereiro a junho deste ano, o que corresponde a integralidade do acervo recebido no período. Além dos processos físicos, foram processados aproximadamente 100 processos judiciais eletrônicos, todos de natureza fazendária.

É competência da 2ª Vice-Presidência despachar, no exercício do juízo de admissibilidade, recursos endereçados ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), inseridos em processos julgados pelo Órgão Especial, pela Seção de Direito Público e pelas quatro Câmaras de Direito Público do Tribunal. Também é responsável por processar o respectivo agravo, quando o recurso tiver sido inadmitido ou tiver recebido comando de retenção.

O setor é encarregado ainda pela organização e supervisão do Cartório de Recursos para Tribunais Superiores (Cartris), o qual é responsável pela tramitação dos expedientes de natureza judiciária entre as Vice-Presidências do TJPE e os Tribunais Superiores; além de coordenar o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep).

Segundo o segundo vice-presidente do TJPE, desembargador Antenor Cardoso, importantes avanços foram conquistados no primeiro semestre de 2018. “Destaco a mudança dos servidores do Cartris para o térreo do prédio anexo do Edifício Thomaz de Aquino, propiciando assim uma melhor qualidade no ambiente de trabalho para os servidores lotados naquela unidade. E também o início da gestão dos processos judiciais eletrônicos vinculados a 2ª Vice-Presidência, bem como a integração do Cartris no fluxo do Processo Judicial eletrônico”, observou o magistrado.

O desembargador destaca ainda o empenho da equipe para a conquista de bons resultados no Gabinete. “O trabalho tem sido estruturado com o compromisso em manter a continuidade da gestão passada, com a conformação das inovações tecnológicas e a dinâmica do serviço judiciário. A equipe é formada por profissionais de direito de alto gabarito que permite a execução do serviço com o sucesso que os números revelam”, pontuou. Atuam no gabinete, um assessor especial, um juiz de direito, 19 servidores e três prestadores de serviço.
.................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE