Navegação do site
Coordenadores estaduais de conciliação compareceram à solenidade de posse da nova diretoria do Fonamec
A nova diretoria do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec) foi renovada em cerimônia nacional, promovida na quinta-feira (12/12), no Salão do Tribunal Pleno, no Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A solenidade, presidida pelo chefe do Poder Judiciário de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, contou com a presença de desembargadores, juízes e servidores. Também participaram familiares dos empossados, autoridades do sistema de Justiça de Pernambuco, advogados e demais operadores do direito.
O coordenador-geral do Núcleo Permanente de Conciliação (Nupemec/TJPE), desembargador Erik Simões, tomou posse como presidente do Fonamec para o biênio 2024-2026. Substitui o juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, do Tribunal de Justiça do Amazonas, presente na solenidade para a transmissão do cargo.
Também estavam presentes, entre outros integrantes, o juiz Juliano Carneiro Veiga, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e a desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que responderão pela 1ª e 2º Vice-Presidência.
Antes de sua fala como novo presidente do Fonamec, Erik Simões apresentou vídeo sobre seus oitos anos à frente do Nupemec/TJPE. Ao tomar a tribuna, destacou, entre alguns feitos, a promoção de ações de cidadania às pessoas mais vulneráveis e a realização dos casamentos coletivos. Citou, em especial, a expansão da cultura da paz, via política de autocomposição dos conflitos, principalmente, com o uso da conciliação judicial.
Ressaltou a coordenação do acordo sobre os prédios-caixão condenados, que envolveu o TJPE, a Justiça Federal, o Governo do Estado de Pernambuco e prefeituras: “Demolimos prédios condenados, alocamos seus moradores, e indenizamos milhares de pessoas”, lembrou.
Por fim, agradeceu de forma emocionada a sua família; à confiança e o apoio recebido de cinco presidentes do TJPE para que comandasse o Nupemec. Também agradeceu aos juízes e servidores que atuam no Núcleo, e aos presentes, que lotaram a cerimônia.
O presidente do Fonamec, desembargador Erik Simões, juntos aos dois vice-presidentes da entidade
O presidente do TJPE, Ricardo Paes Barreto, enalteceu o grande sucesso das ações do Nupemec, sob coordenação de Erik Simões, também destacando a solução habitacional envolvendo os prédios-caixão no Estado.
Disse que a atuação do Nupemec retrata que, cada vez mais, a Justiça estadual tem escutado a sociedade, setores econômicos e governamentais. Salientou o compromissado em evitar a judicialização excessiva das demandas e dos conflitos.
Valores - No início da cerimônia, o Hino Nacional e canções populares, nacionais e internacionais, foram executados pelo Quinteto de Cordas da Orquestra Criança Cidadã. Antes de sua fala como presidente do Fonamec, o desembargador Erik Simões foi homenageado pelo poeta e repentista Toinho Mendes.
Após esse momento, o ex-presidente do Fonamec presenteou o presidente do TJPE e o novo presidente do Fonamec com artesanatos de sua terra, o Amazonas. Foi retribuído pelos dois magistrados com artesanatos pernambucanos.
Ao encerrar a cerimônia, o desembargador Ricardo Paes Barreto convidou os coordenadores-gerais dos Nupemec, dos estados brasileiros presentes, todos e todas os que estavam em Pernambuco, a conhecer riquezas pernambucanas: pontos turísticos; cultura e o acolhimento do povo.
Para assistir a solenidade de posse na plataforma YouTube, clique AQUI.
Confira as fotos do evento AQUI.
...............................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Fotos: Ali Oliveira | Inova Propaganda