Últimas Notícias em destaque

CEJ inaugura Galeria de diretores nesta quinta-feira (19/10)

 
O Centro de Estudos Judiciários (CEJ) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) passou a contar, nesta quinta-feira (19/10), com um novo espaço, a Galeria de Diretores da unidade A inauguração da galeria teve início às 11h, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). O evento contou com a presença do presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo; do atual diretor do CEJ, desembargador Evandro Sérgio Netto de Magalhães Melo, além de vários magistrados que também atuaram como diretores do setor, como por exemplo, os desembargadores aposentados Jones Figueirêdo Alves e José Fernandes de Lemos, e o desembargador Frederico Ricardo de Almeida Neves; do diretor da Esmape, desembargador Francisco Bandeira de Melo; dentre outros membros do TJPE e instituições parceiras. 
 
A solenidade teve início com a exibição de um vídeo institucional apresentando o CEJ aos presentes. O vídeo foi produzido pela Assessoria de Comunicação do TJPE (Ascom/TJPE) em parceria com o Centro de Estudos Judiciários. A abertura do evento foi efetuada pelo desembargador Jones Figueirêdo Alves, que foi o primeiro diretor do CEJ, e atuou no cargo em dois momentos - de 1999 a 2004 e de 2010 a 2018. "A emoção de hoje é de gratidão, de reconhecimento, por todos os demais diretores do CEJ que empreenderam as suas gestões de maneira proativa dentro da filosofia do próprio Centro de Estudos Judiciários. O Centro foi criado em 1999  para servir de instrumento de realização de políticas públicas destinadas ao aperfeiçoamento da magistratura pernambucana. E eu enxergo, ao longo de quase 25 anos, que durante todo esse período houve realmente uma atividade extremamente importante por todos os diretores. Eu quero enaltecer agora a gestão do desembargador Evandro de Magalhães Melo, porque ele está realmente dando ao CEJ um referencial de política pública para efeito do Tribunal melhorar sempre a sua prestação de justiça", pontuou o desembargador.    
 
O atual diretor do CEJ, Evandro Sérgio Netto de Magalhães Melo, falou sobre a relevância da inauguração da galeria de diretores do Centro. "Este momento simboliza o CEJ e sua memória do anos de sua fundação até hoje. Representa a memória de todos que passaram por aqui e de todos que fizeram o CEJ, desde o primeiro momento. Foram cinco diretores, eu sou o sexto; e cada um deles, com suas características, deram ao CEJ o que ele é hoje. Contamos com o apoio da Presidência que também tem sintonia com a Escola Judicial. Nós fizemos muitos trabalhos importantes, seminários, publicações, pesquisas que resultaram em modelos e subsídios aos magistrados para o trabalho em suas funções. E em meio a tudo isso, o CEJ vem sendo construído ao longo dos anos. Esta galeria é justamente a representação de cada mandato, de cada diretor, e serve para que fique na memória dos que aqui passaram e dos que aqui deixaram a sua contribuição para fazer do CEJ o que ele é hoje", afirmou o magistrado. 
 
O presidente do TJPE destacou a importância da galeria como forma de entender e valorizar o passado para preparar o futuro. "É evidente que é bom a gente pensar no passado para programar o futuro, e aqui notamos quantos magistrados importantes e trabalhadore deram o seu contributo para a história do Centro de Estudos Judiciários e do Poder Judiciário de Pernambuco, na qualificação, na formulação de nova técnicas, com todas as inovações praticadas na Justiça pernambucana, que cada vez mais se engrandece. As pessoas que fazem parte dessa galeria deram enormes contribuições para os atuais resultados de eficácia e êxito em nosso Tribunl", disse o presidente do TJPE.
 
Na foto, o primeiro diretor do CEJ, desembargador Jones Figueirêdo, e o atual diretor do Centro, desembargador Evandro de Magalhães Melo 
 

Centro de Estudos Judiciários - O CEJ tem como objetivo promover a pesquisa e o apoio técnico para a realização de cursos, congressos, simpósios e estudos, aprimorando profissional e culturalmente os integrantes do quadro funcional da Justiça Estadual. Dentre as atribuições do Centro também se destaca a definição, com a colaboração de escolas para a formação, o aperfeiçoamento, a especialização e o treinamento de magistrados e servidores, das diretrizes básicas para a realização de cursos que visam à melhoria dos serviços judiciais e extrajudiciais no Estado; e promoção e organização de pesquisas, congressos, simpósios, conferências e estudos voltados ao aperfeiçoamento dos integrantes do TJPE. A unidade tem ainda como função dar apoio técnico às comissões incumbidas da seleção de pessoal, em quaisquer de suas modalidades, bem como às entidades incumbidas da realização de cursos de formação, treinamento e aperfeiçoamento de magistrados, servidores da Justiça, estagiários e agentes do serviço público delegados da Justiça Estadual.

Confira AQUI as atribuições do CEJ na íntegra. 

Composição - O diretor e vice-diretor do CEJ são os desembargadores Evandro Magalhães Melo e Waldemir Tavares de Albuquerque Filho. Integram também a unidade: Lourdinha Campos, Angela Figueira, Aline Mendes, Charles Lima, Gerlany Lima, Elizabete Gil, Anne Nunes, Maria Carla e Ana Karla. 
....................................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Fotos: Jairo Lima | Inova Propaganda