Navegação do site
Imagem de arquivo de Caminhada Pernambucana de Apoio a Adoção realizada na orla de Boa Viagem
O dia 28 de maio, último domingo deste mês de maio, é a data em que será promovida a 11ª Caminhada Pernambucana de Apoio a Adoção, promovida pela Associação Pernambucana de Grupos de Apoio à Adoção (APEGA), apoiada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com o respaldo da Associação Pró Adoção e Convivência Familiar GEAD RECIFE e demais grupos dedicados à adoção de em Pernambuco. Os participantes irão se concentrar às 9h, na Pracinha de Boa Viagem, e a partir deste local irão percorrer o trecho até o Edifício Acaiaca, localizado na orla do Recife, perfazendo um trecho de 1,8km na Avenida Boa Viagem.
“Não precisa de inscrição prévia para participar. Apenas, recomendamos que os caminhantes devem estar com roupas adequadas, hidratados, inclusive durante a caminhada, e alimentados adequadamente”, explica o presidente da APEGA, Charles Leite. A caminhada, que já se tornou uma realização tradicional no Recife, comemora o Dia Nacional de Adoção (25 de maio), sendo parte da programação da Semana Estadual da Adoção, de acordo com a Lei 14.349/2011. “Além das famílias adotivas, autoridades, grupos culturais, artistas e personalidades sempre se fazem presentes. Também contamos com empresas parceiras que apoiam materialmente o evento”, diz Charles.
Durante a caminhada, os integrantes das entidades organizadoras exibem cartazes, distribuem panfletos, e ficam disponíveis para esclarecer dúvidas sobre o processo de Adoção em Pernambuco e no país, tanto para os caminhantes, quanto para o público em geral. “A caminhada, assim como outras ações do poder público e de entidades como a APEGA e o GEAD RECIFE, sensibilizam o público sobre o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar, para além do ato de amor e responsabilidade, que representa a adoção de crianças e adolescentes aptos à adoção. Precisamos dar visibilidade a estas crianças e adolescentes, que já foram, por vezes, expostas a violação de direitos, sendo vítimas de abandono, negligência e violência”, defende Charles Leite.
Além do Recife, outras capitais do Brasil, o Dia Nacional da Adoção, 25 de maio, é celebrado com a realização de inúmeros eventos e ações, que tem como objetivo destacar a importância de assegurar o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes abrigados, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal.
..................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Foto : Cortesia