Navegação do site
Uma tarde para celebrar, refletir sobre a vida, o seu propósito e a felicidade. Foi assim que o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) comemorou o Dia do(a) Estagiário e o Dia Nacional do(a) Voluntário(a) na segunda-feira (2/9). O evento, idealizado e organizado pela Gerência de Agentes Públicos Temporários, setor ligado à Diretoria de Gestão Funcional da Secretaria de Gestão de Pessoas (DGF/SGP), foi realizado no Auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e transmitido pela plataforma Teams da Microsoft. Confira as fotos.
Antes da abertura oficial do evento, o poeta Sérgio Marcos Feitosa se apresentou entoando versos e canções. Após o momento cultural, a jornalista Carol Maia deu boas-vindas às pessoas presentes e destacou a importância das decisões, dos desafios e das oportunidades na vida de cada pessoa. "O que nós vivemos hoje tem um impacto profundo no que vamos encontrar lá na frente. Muitas vezes, a gente não pensa, mas o que vivemos aqui e agora nos dá oportunidade, seja no início ou na caminhada de estagiários ou voluntários, de ter uma oportunidade de pensar, conhecer, encontrar as paixões que vamos desenvolver ao longo da nossa vida", afirmou Carol.
Integrantes da Secretaria de Gestão de Pessoas também estiveram presentes na comemoração, agradeceram a presença e falaram sobre a contribuição de estagiárias, estagiários, voluntárias e voluntários para a prestação jurisdicional pernambucana. "A gente só celebra alguém que vale a pena. Vocês são pessoas das quais merecem e nós desejamos celebrar", disse a diretora de Gestão Funcional, Solange Cunha. O diretor adjunto da DGF, Márcio Pessoa, também falou um pouco sobre sua trajetória como voluntário e ressaltou a relevância tanto do trabalho como da dedicação de voluntários(as) e estagiários(as). A gestora de Agentes Temporários, Andréa Andrade, finalizou as falas da SGP. "Vocês são a peça principal hoje. Foi com muito carinho que organizamos tudo para vocês. Aproveitem!", disse.
Após este momento, o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Bruno Severo, ministrou a palestra "Propósito de Vida: O que a felicidade tem a ver com isso?". Ele ressaltou a importância de como cada pessoa vê a vida e de saber o seu propósito e como isso influencia na felicidade de cada um. "Se você sempre colocar que a felicidade está no ponto final, você vai perceber que, até chegar lá, vai sofrer muito. A felicidade é um direito, não é uma obrigação. O principal direito do ser humano é ser feliz. Quando eu coloco a felicidade como uma obrigação, eu esqueço do caminho. Felicidade é o caminho que eu faço até chegar no ponto final", explicou Bruno. Ele também destacou que o ponto final, estabelecido num determinado momento, sofre alteração, já que o ser humano está sempre definindo novas metas.
Dentre os pontos apontados pelo professor para a felicidade estão viver o presente; praticar atividade física; o autocuidado; celebrar as conquistas; manter o contato com a família, amigas e amigos; viver a espiritualidade, a disciplina e a motivação; a dedicação a outras atividades; a inteligência emocional e a busca de ajuda sempre que necessário.
Letícia Gomes de Lira, estagiária de Pedagogia do setor Psicossocial do Juizado do Torcedor, foi uma das estudantes que participou do evento. Para ela, os temas discutidos foram de bastante relevância. "Achei muito importante as questões faladas de não se cobrar tanto, de ser mais grato no seu dia a dia, refletir mais sobre o que está planejando fazer no futuro e de usar suas habilidades para fazer algo de bom pelas pessoas", disse a universitária. O voluntário da 14ª Vara de Família e Registro Civil, Felipe Henrique de Moura Rodrigues, expressou sua satisfação em ter a oportunidade de contribuir com o Judiciário. "Eu me sinto extremamente grato por estar dando a minha colaboração. Como o professor Bruno falou, no momento em que nós passamos a ajudar, somos nós quem, de fato, ganhamos mais. É o que tem acontecido comigo", afirmou o voluntário que salientou que tem aprendido muito nesses três meses de voluntariado.
O Dia do(a) Estagiário(a) é comemorado sempre em 18 de agosto e o Dia Nacional do(a) Voluntário(a), em 28 de agosto. O evento contou com o apoio do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojus-PE); da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (ASPJ-PE); do Núcleo de Ensino Jurídico (Nejus); BASARI doces; M&FX Marketing e Tecnologia; e da Carol Maia Store. Na ocasião, foram sorteados brindes para as pessoas que participaram da celebração.
...........................................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: Ivaldo Regis