Últimas Notícias

Projeto Trilhando Cidadania tem parceria de sucesso entre o TJPE, Prefeitura de Abreu e Lima e o IFPE

A juíza Naiana Lima em cerimônia de lançamento com demais representantes das instituições parceiras

Potencializar novas descobertas, reacender habilidades e, desta forma, tornar real a inclusão social para adolescentes em acolhimento ou se encontram em cumprimento de medidas socioeducativas. Esta é a missão do Projeto Trilhando Cidadania: Desenvolvendo Competências para a Vida, uma parceria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e a Prefeitura de Abreu e Lima, através da Secretaria de Assistência Social.  

O resultado desta junção de forças tem trazido novas expectativas à realidade destes jovens, que têm entre 12 e 17 anos. Atualmente, eles podem desfrutar de oficinas que os capacitem para um futuro de esperança e retomada de uma nova vida. Os cursos de capacitação foram divididos em três núcleos: Cidadania e Participação Social; Saúde e Meio Ambiente, além de Educação e Desenvolvimento Pessoal.

Os primeiros participantes do projeto já aguardam a entrega do certificado de conclusão. Para este mês de setembro, os inscritos participam da oficina “Que bicho é esse? Desvendando o computador e a internet”. Durante as aulas, eles terão introdução ao uso do computador e da grande rede, incluindo noções básicas de hardware, software e navegação segura.

Jovens participam de atividades como palestras e oficinas

A princípio, a iniciativa foi pensada para abrigar apenas os adolescentes acolhidos, mas não tardou em sua expansão aos que cumprem medidas socioeducativas. “Observamos essa possibilidade de inclusão, como forma de contribuir efetivamente no processo de ressocialização, viabilizando a empregabilidade e superação das mais diversas vulnerabilidades”, explicou a juíza Naiana Lima Cunha Bhering, titular da 3ª Vara Cível de Abreu e Lima que inclui em sua competência os processos de infância e juventude.

A magistrada, que representou o TJPE na cerimônia inaugural, acrescentou que “o projeto tem grande potencial de ser ampliado para outras comarcas”. O evento de lançamento contou ainda com a participação de diretores e demais profissionais de outros Campus do IFPE. 

O pioneirismo do Projeto Trilhando Cidadania atende à Recomendação Conjunta nº 03/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em que recomenda-se aos Tribunais e ao Ministério Público da União e dos Estados que adotem, prioritariamente, ações conjuntas para o fortalecimento, apoio e estímulo à implementação e ao desenvolvimento da aprendizagem e qualificação profissional de adolescentes, a partir dos 14 anos, e jovens durante ou após o cumprimento de medidas socioeducativas, em meio aberto e fechado.


...............................................................................
Texto: Ana Paula Santos | CIJ
Fotos: cortesia