Navegação do site
O Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) prestou uma homenagem ao desembargador Itabira de Brito Filho, nesta segunda-feira (13/5), em razão da sua aposentadoria, no dia 10 de maio deste ano, aos 75 anos de idade. O magistrado ingressou no Judiciário estadual pernambucano em 2011, quando foi promovido ao cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional. A cerimônia foi comandada pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto.
Paes Barreto destacou o profissionalismo do desembargador agora aposentado. “Um magistrado sempre comprometido com o trabalho desenvolvido e em servir com afinco o jurisdicionado. Íntegro e querido pelos pares, ele deixa um legado que será lembrado por todos. Ética, presteza e competência caracterizam sua vida jurídica e será a marca do seu legado aqui na Justiça”, afirmou.
Na sequência, o desembargador Josué Sena realizou um discurso de saudação para o colega e amigo relembrando a sua trajetória. “Itabira de Brito Filho tem no sangue a tradição jurídica. Neto do juiz de direito Francisco Itabira de Brito e filho do promotor de Justiça com o mesmo nome, ele ingressou na mesma carreira do pai em 1974, com 25 anos de idade. Atuou nas Comarcas de Caruaru, Arcoverde, Cupira, Paudalho e Recife, na sequência da progressão ministerial. Em 1994, foi promovido ao cargo de procurador de justiça, atuando nos setores de matéria criminal. Na Procuradoria Geral, exerceu diversas subprocuradorias, entre os anos de 1992 e 2011, quando acessou a magistratura de Segundo Grau, escolhido para a vaga do Quinto Constitucional, ocorrida com a aposentadoria da desembargadora Helena Caula Reis”, especificou.
O desembargador seguiu falando da história do amigo, especificamente no Poder Judiciário estadual pernambucano. “No TJPE atuou, como substituto, na 1ª Câmara Cível. Titularizou-se na 3ª Câmara Cível e é membro do primeiro grupo de Câmaras Cíveis. Com quase cinquenta anos de carreira de Estado, quase um jubileu, atinge, plenamente apto a servir o povo de Pernambuco, a idade de aposentadoria obrigatória. Hoje recebe justíssimas homenagens de seus colegas aqui reunidos em sessão plenária”, enfatizou.
Josué Sena continuou o discurso recitando uma poesia. “Permito-me agora, assumindo o risco de certo ineditismo, de continuar o discurso, ao modo de poesia. Acho que nosso seresteiro que conhece bem de Direito, assim merece. O texto está estruturado basicamente em duas vertentes. Uma em que me dirijo ao público e ao homenageado e outra em que ele assume o eu lírico, responde às minhas afirmações e despede-se de todos. Peço assim a condescendência dos ilustres desembargadores ao ouvi-lo”, afirmou.
Confira a poesia na íntegra.
“Quero agradecer o discurso de saudação do meu amigo Josué Sena, ao presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, aos colegas e amigos do Tribunal. Recebo essa homenagem com muito carinho. Convivi de forma pacífica com todos os colegas e alguns se transformaram em verdadeiros irmãos. Aos meus colegas desembargadores, a minha eterna gratidão, e também aos funcionários deste órgão, efetivos e terceirizados, aos integrantes da Polícia Civil e Militar, que fazem a segurança desse Tribunal. Ou seja, àqueles que atuaram sempre com humildade e perseverança, eu espero que continuem e sejam todos felizes ao longo da trajetória nessa Corte. Desejo que todos os componentes deste Tribunal recebam durante toda a vida as graças do Senhor Pai”, concluiu.
Após o discurso do desembargador Itabira Brito, o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, entregou uma placa ao magistrado em homenagem aos serviços prestados ao Judiciário estadual pernambucano.
O desembargador Itabira de Brito acompanhado de seus familiares na cerimônia em homenagem ao seu tempo de atuação no TJPE.
Confira o currículo do desembargador Itabira de Brito.
................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE