Notícias

Cine Aprendiz com sessão especial sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos traz Nise: O Coração da Loucura

Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, os jovens aprendizes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) tiveram a oportunidade de assistir ao filme “Nise: O Coração da Loucura” através do Cine Aprendiz. A iniciativa, promovida pela biblioteca do Centro da Criança e do Adolescente/Escola Judicial de Pernambuco (CICA) em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude, proporcionou um momento de reflexão sobre a importância da saúde mental e o tratamento humanizado aos pacientes psiquiátricos.

A história da psiquiatra Nise da Silveira, que revolucionou o tratamento da esquizofrenia no Brasil, serviu como ponto de partida para um debate sobre os direitos das pessoas com transtornos mentais. A exibição do filme, seguida de um rico debate, permitiu que os jovens aprendizes refletissem sobre temas como: O papel da arte e da terapia ocupacional no tratamento da saúde mental. Os jovens também puderam compreender como as atividades artísticas e criativas contribuíram para a recuperação dos pacientes sob os cuidados de Nise. 

Outro ponto de destaque na película mostrou a importância do respeito e da dignidade para todos. A trajetória de Nise da Silveira evidenciou a necessidade de tratar todas as pessoas com respeito, independentemente de suas condições. A luta contra o preconceito e a discriminação foram evidenciados pelos jovens aprendizes que, ao final da exibição, se mostram sensibilizados para a importância de combater o estigma associado à doença mental. “Nise Silveira foi revolucionária. Sobreviveu a ditadura e mudou completamente a forma de tratar o paciente psiquiátrico”, observou Lucas Ribeiro, participante do Programa Jovem Aprendiz do TJPE.

Bastante emocionada em poder trazer um pouco da fantástica trajetória da médica alagoana, Maria de Jesus, que é analista judiciária/bibliotecária Chefe do Núcleo de Biblioteca do CICA, explica a importância de apresentar personagens icônicos ao público do Cine. “Apresentar a Dra. Nise da Silveira aos participantes do nosso Cine Aprendiz, por intermédio do necessário filme: Nise: o coração da loucura – é bastante emblemático por ser comemorado hoje o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Ela que teve uma história de vida revolucionária, pioneira na defesa de tratamentos humanizados e ativista contra as práticas violentas nos hospitais psiquiátricos. A Dra. Nise introduziu tratamentos que colocavam os pacientes – que ela chamava de clientes – em contato com animais domésticos e expressões artísticas como métodos psicoterapêuticos. Ver os nossos/nossas jovens discorrerem, com propriedade, sobre a temática do filme e dos Direitos Humanos, nos enche de orgulho e seguimos cientes que esse é um dos caminhos para levar até eles/elas conhecimento, senso crítico e cultura”, declarou Maria de Jesus – Analista Judiciária/Bibliotecária Chefe do Núcleo de Biblioteca do CICA.



 

O voluntário de Agente de Proteção Esdras Santana ressaltou a importância das sessões cinematográficas que são exibidas ao longo do ano pelo Cine Aprendiz. “É um ambiente bom para se debater a literatura e a sétima arte, como o filme de hoje que traz reflexão sobre as questões dos direitos humanos. O filme de Nise Silveira traz a realidade da psiquiatria no Brasil e como vem a evolução da psicologia clínica de tratar a loucura. Quando tem a perspectiva de ter um cuidado com a atenção da saúde mental, como filme trata desses clientes, a gente vê uma transformação revolucionária de uma nordestina que traz um contexto sociocultural para cuidar das pessoas”.

O Cine Aprendiz é uma iniciativa que busca promover a cultura cinematográfica e literária na formação integral dos jovens aprendizes do TJPE. Através da exibição de filmes e debates, o programa visa ampliar o conhecimento dos participantes sobre diversas temáticas e estimular o pensamento crítico.

Sobre o filme:
"Nise: O Coração da Loucura" é um filme brasileiro de 2016, dirigido por Roberto Berliner, que conta a história real da psiquiatra Nise da Silveira e sua luta pela humanização do tratamento psiquiátrico no Brasil. A película retrata a criação do Centro de Terapia Ocupacional do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, onde Nise desenvolveu um método inovador de tratamento baseado na arte e na expressão individual.


..................................................................................................
Texto: Ana Paula Santos | CIJ 
Fotos: cortesia