Navegação do site
29ª Semana pela Paz em Casa em Arcoverde fortalece mulheres com capacitação e apoio contra violência doméstica
Após o sucesso da 29° Semana da Justiça pela Paz em Casa, iniciativa que visou conscientizar a população sobre a violência doméstica contra a mulher e prover mecanismos de defesa para vítimas e possíveis vítimas, a 1°e 2° Varas Criminais de Arcoverde apresentaram os resultados positivos na proteção e capacitação das mulheres da comarca. Uma série de palestras foram organizadas, na quinta-feira (13/03) e na sexta-feira (14/03), no Fórum de Arcoverde, além de oficinas e minicursos, que aconteceram na Faculdade Conceito Educacional (Faccon Arcoverde).
As palestras foram oferecidas de forma gratuita para a população, através de parcerias com especialistas em diferentes áreas e instituições locais, e abordaram temas relacionados a saúde emocional, saúde nutricional e avanços nos direitos femininos, além de oficinas de escrita, empreendedorismo e montagem de currículo. A oferta desses serviços para mulheres, principalmente para aquelas que se encontram em situação de violência doméstica, pode ser um divisor de águas no processo de rompimento dos ciclos de violência e da conquista da independência econômica e emocional.
A juíza de Direito em exercício cumulativo, Vivian Maia Carmen, que realizou a palestra de abertura do evento, prestou elogios à iniciativa e afirmou a intenção de realizar outras ações semelhantes. “Acredito que a ação realizada foi extremamente relevante, com impactos positivos aos participantes, tanto ao público quanto aos palestrantes. Tive oportunidade de ouvir algumas das palestras e foram enriquecedoras. Recebi relatos de que as demais palestras e oficinas foram muito produtivas. O sucesso dessa primeira empreitada nos deixa com ânimo para que outras semelhantes sejam organizadas, visando ampliar o alcance desse debate tão necessário e beneficiar uma maior quantidade de pessoas”, comentou.
Além da programação voltada ao público feminino, o evento contou com o minicurso “O Papel do homem na prevenção da violência doméstica”, dedicada ao público masculino. A aula frisou a importância de os homens serem também agentes de combate à violência doméstica e familiar contra mulheres.
De acordo com uma das organizadoras da ação, a servidora Ayla Pachêco, as atividades representaram um estímulo para as mulheres de Arcoverde explorarem suas capacidades e terem um momento de autocuidado. "Para mim, o objetivo da ação foi não só promover a conscientização e sensibilização acerca da temática de violência doméstica familiar para os participantes, mas especialmente o fortalecimento da mulher no campo profissional, financeiro e do autocuidado. Recebemos um feedback muito positivo das(os) participantes, em razão de o Fórum ter aberto as portas e promovido esse espaço de debate para um tema tão importante na sociedade atual, que busca continuamente pela equidade de gênero e respeito aos espaços por elas e para elas já conquistados”, enfatizou.
Confira a programação completa:
Nos dias 13 e 14 de março, no Fórum da Comarca de Arcoverde, foram apresentadas as seguintes palestras:
Manhã (13 de março)
Palestra de abertura e apresentação da 29ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. Palestrante: Juíza Vivian Maia Canen.
Palestra “Protocolo para julgamento com Perspectiva de Gênero”, com a professora Maria Andreza Souza
Palestra “O Poder da sua Autoestima”, com a Consultora de Imagem e Estilo Camila Wanderley.
Manhã (14 de março)
Palestra “Saúde Emocional”, com a psicóloga e coordenadora do Centro de Enfrentamento à Violência Doméstica, Cleysla Siqueira.
Palestra “Planejamento Familiar”, ofertada pela Secretaria da Mulher e Secretaria de Saúde de Arcoverde.
Palestra “Saúde da Mulher sob a perspectiva nutricional”, com a nutricionista Ana Catarina Aquino.
Já as oficinas e minicursos aconteceram no mesmo dia (13/03), na Faculdade Conceito Educacional (FACCON Arcoverde). Confira abaixo:
Oficina “Montagem de Currículo e Apresentação Pessoal” - em parceria com a Faculdade Conceito Educacional.
Minicurso “O Papel do homem na prevenção da violência Doméstica”, voltado ao público masculino, em parceria com a Faculdade Conceito Educacional.
Oficina “Escrita que cura: uma ferramenta para o autoconhecimento”. A oficina foi ministrada pela servidora do TJPE, Ayla Pacheco.
Oficina “Mulheres Empreendedoras”, aplicada pela designer de Acessórios, Leila Daniela.
Minicurso “Quero empreender. O que fazer?”, palestra (Oferecimento Faculdade Conceito Educacional ou Secretaria de Desenvolvimento Econômico).
Oficina de “Artesanato – Pinturas em Panos de Prato”, realizada pela Secretaria da Mulher do Município
.....................................................................................
Texto: Victoria Brito | Ascom TJPE
Fotos: Cortesia