Notícias

Requalificação do Fórum do Recife a todo vapor

Dentre servidores, magistrados e população em geral, o Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra, recebe cerca de 4 mil pessoas por dia. Para garantir o melhor atendimento, conforto, acessibilidade e segurança daqueles que frequentam o espaço, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está concluindo a primeira das três fases da requalificação do prédio sem interromper os serviços judiciais um dia sequer. Requalificar os prédios do Judiciário estadual para melhor servir à população e criar um ambiente humanizado tem sido uma das prioridades do presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto.

Inaugurado em dezembro de 1999, o Fórum do Recife, como foi batizado, é a maior estrutura do Judiciário estadual e abriga 138 varas judiciais, Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (Cejuscs), algumas diretorias remotas, salas de atendimento familiar, um Espaço Cidadania para emissão de documentação civil, bancos e muitos tipos de atendimento. 

Agora, após mais de 20 anos de funcionamento, o TJPE, através de sua Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA), está melhorando integralmente o prédio. 

Para o diretor do Fórum do Recife, juiz Saulo Fabianne, a revitalização é pensada para alcançar a toda população. “O objetivo do Tribunal com a revitalização é oferecer maior conforto e segurança a todos aqueles que buscam por Justiça”, explica.


 

Além disso, o magistrado ressalta que a Justiça não parou, mesmo durante os momentos mais cruciais das obras: “Durante esses quase dois anos de obra, nós não tivemos um único dia sem interrupção nos atendimentos ou suspensão de audiência e júris, também não tivemos nenhum acidente e as partes mais complicadas já passaram”.

O primeiro objetivo da requalificação foi substituir a estrutura metálica (platibanda), remover todas as 9 mil placas de granito capão bonito da fachada do Fórum e preparar a área para a aplicação de novo revestimento. Grande parte das pedras de granito, de dimensões de 2,22 m² e 240kg, serão reutilizadas na construção e reforma de outros prédios do TJPE e do passeio público ao redor do Fórum. Posteriormente, a fachada da edificação será composta por placas de material de alumínio composto (ACM).


 

Como parte da revitalização, a equipe de engenharia do TJPE também visa a requalificar o sistema de refrigeração do prédio. Quando estiver concluído, os ares-condicionados do Fórum serão capazes de modificar a temperatura de espaços automaticamente a depender da incidência de luz solar e hora do dia, economizando energia e deixando os ambientes mais confortáveis.

Ainda em compromisso com uso inteligente de energia e práticas sustentáveis, o Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano conta com sua estação própria de tratamento de resíduos, que garante o reaproveitamento da água usada no prédio para limpeza externa e uso no jardim da Esmape. Houve ainda a modernização da subestação de energia existente no prédio e a aquisição de uma outra nova para garantir o pleno funcionamento do Fórum evitando quedas de energia.

Vale ressaltar que o TJPE está se adequando aos padrões de acessibilidade, como acontece no andar térreo do Fórum que conta com diversos recursos para pessoas com deficiência. Agora, existem recepcionistas intérpretes de libras, piso tátil, placas em braille e mapa tátil.  Além disso, o TJPE adquiriu oito novos elevadores, todos com recursos de acessibilidade.


 

Ademais, a primeira fase da obra também contou com a substituição das vigas metálicas de bordo das fachadas, a retirada parcial das platibandas e reforma do auditório, preservando toda a parte histórica e artística das cerâmicas de Francisco Brennand. O diretor do Fórum ainda assegura: “com essa revitalização, todos os custos de manutenção estruturais futuros serão imensamente reduzidos”.

A primeira fase está prevista para ser concluída ainda neste primeiro semestre e, atualmente, o TJPE está produzindo o termo de licitação da segunda fase da revitalização do Fórum. Nas próximas fases, estão previstos, em especial, o revestimento do prédio e a reforma e transição da entrada do Fórum para a escadaria do pátio monumental, com a instalação de rampas de acesso e elevadores exteriores. Nesse espaço, pretende-se acomodar cafeterias, feiras orgânicas semanais, eventos e outros serviços para atendimento de servidores e população. Também serão reformadas as calçadas ao redor do Fórum, reativada a iluminação do prédio com LEDs e muito mais.

...................................................................................
Texto: Marcelo Dettogni | Ascom TJPE
Foto: Nico Durán | Ascom TJPE