Notícias

Integrantes do TJPE participam do VI Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário


 

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está participando do VI Encontro Nacional de Inteligência do Poder Judiciário (ENIPJ). A instituição é representada pelo diretor técnico do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do TJPE, delegado Germano Cunha Bezerra; e o tenente-coronel Murilo Curvelo, que integra a Assistência Policial Civil e Militar (APMC). O evento acontece nos dias 26 e 27 de março, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), na cidade de Palmas.

No primeiro dia foram discutidas a reformulação da política e dos sistemas de segurança e inteligência do Poder Judiciário. Durante a abertura, o corregedor-Geral da Justiça do Tocantins e presidente da Comissão Organizadora do VI ENIPJ, desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho, deu as boas-vindas aos participantes de todo o país.
 
“Não se pode falar em proteção dos ativos do Poder Judiciário sem falar em inteligência. Também não podemos falar de inteligência sem reconhecer a importância da diversidade de homens e mulheres extremamente competentes que têm feito a diferença nesta área em que se trabalha muito e não se aparece. Não aparecer é um dos motivos da escolha da coruja como símbolo da atividade de inteligência”, destacou.

No segundo dia, foram trazidos temas como “Cibersegurança e Neurociência”, ministrado pela delegada de Polícia Milena Santana de Araújo Lima; e “A atuação das organizações criminosas contra o Poder Judiciário”, ministrado pelo promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia e conselheiro do CNJ, João Paulo Santos Schoucair.

O evento é destinado a magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário de todo o Brasil, com atribuições na área de inteligência e segurança institucional e à comunidade de inteligência local. O objetivo é aprimorar a execução das atividades de segurança institucional e inteligência no âmbito do Poder Judiciário brasileiro. 

O encontro está alinhado à Política Nacional de Segurança do Poder Judiciário, regulamentada pela Resolução nº 435 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 2021.


.................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Foto: cortesia