Notícias

Esmape sedia Caravana Nacional da Cooperação Judiciária

Mesa de honra da abertura da Caravana Nacional da Cooperação Judiciária.

Promover debates sobre os impactos da litigância abusiva no sistema de Justiça brasileiro e incentivar boas práticas na identificação e no manejo de processos que indiquem essa ação. Este foi o objetivo da Caravana Nacional da Cooperação Judiciária – Como enfrentar a litigância abusiva?, promovida pela Revista Justiça & Cidadania, nesta segunda-feira (7/4), na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). 

Confira AQUI as fotos. 

A iniciativa contou com apoio institucional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), e do Centro de Inteligência do Poder Judiciário e do Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Saúde (Fonajus), vinculados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento também contou com a parceria da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) e da Conexis Brasil Digital.

Recife foi a segunda capital a receber a Caravana, que busca sensibilizar e capacitar magistrados(as). “O tema é pujante, sensível e muito estratégico. Estou certo de que as discussões promovidas pela manhã, tal qual ocorreu recentemente quando a Caravana aportou no Pará, contribuirão sobremaneira para o aprimoramento técnico da identificação, no tratamento e na prevenção da litigância abusiva em consonância com a recomendação do Conselho Nacional de Justiça”, frisou o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto. 

A vice-diretora-geral da Esmape, desembargadora Daisy Andrade Pereira, saudou todos(as) os(as) presentes. “A Escola Judicial de Pernambuco é um ambiente de produção de saberes e de ideias inovadoras. E, receber a caravana aqui na Esmape, representa um marco muito significativo. Em nome do desembargador Jorge Américo, que é o nosso diretor-geral, recebo todos e todas com muito gosto e satisfação”, destacou. 

Durante o evento, um dos principais pontos abordados foi o uso da plataforma Bastião, desenvolvida sob a coordenação do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ideias Esmape/TJPE), ligado à Esmape. O sistema foi criado para identificar e reduzir demandas predatórias e repetitivas no Poder Judiciário estadual. 

O sistema utiliza inteligência artificial (IA) para analisar petições iniciais e documentos anexados, detectando padrões usados de forma predatória em novos processos. A ferramenta também oferece relatórios estruturados, alertas, comunicação interna e outros recursos que tornam a gestão dessas demandas mais eficiente.

Além dos debates e palestras realizadas pela Caravana Nacional da Cooperação Judiciária, o evento elaborou um guia de boas práticas que foi disponibilizado em QR Code e também em formato impresso.

Participaram como palestrantes o coordenador da Governança de Dados do TJPE e coordenador do Ideias Esmape/TJPE, juiz José Faustino Macêdo; o juiz titular da 2ª Vara da Fazenda Pública de Jaboatão dos Guararapes, Rômulo Bastos; o diretor vice-presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Pablo Meneses; o diretor Jurídico da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Luis Vicente de Chiara; o coordenador Jurídico da Conexis Brasil Digital, Jonathan Palhares; e a ouvidora-geral da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE), Renata Berenguer.

A mesa de honra foi composta pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto; pela vice-diretora-geral da Esmape, desembargadora Daisy Andrade Pereira; pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques; pela integrante do Grupo Decisório do Centro de Inteligência do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) conselheira Daniela Madeira; pela vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargadora Joana Carolina Lins Pereira; e pelo coordenador da Rede Nordeste de Cooperação Judiciária, desembargador Sílvio Neves Baptista Filho.

................................................................................................
Texto: Carolina Cerqueira | Esmape
Fotos: Thyago Silva | Esmape