Notícias

Desembargadores do TJPE participam do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, em São Paulo


Os magistrados Alexandre Assunção e Jones Figueiredo Alves no IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam)

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Alexandre Assunção e Jones Figueiredo Alves estão participando do IV Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), evento para debater a importância da valorização e preservação da história do PJ e de suas instituições, que reúne integrantes do sistema de Justiça de todo país. O evento termina na sexta-feira (10/5). A solenidade de abertura foi realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2), em São Paulo, com a presença de representantes de instituições e da sociedade civil.

Compuseram a mesa de honra da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; a presidente do TRT2, desembargadora Beatriz de Lima Pereira; o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), desembargador federal Carlos Muta; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Silmar Fernandes; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP), desembargador militar Enio Luiz Rossetto; e o presidente da Comissão de Gestão da Memória do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), conselheiro Giovanni Olsson. Nesta edição, o Enam foi organizado conjuntamente pelos cinco tribunais, em parceria com CNJ.


Evento, promovido na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2), em São Paulo

A desembargadora Beatriz de Lima Pereira, anfitriã do evento, fez especial menção aos representantes do Judiciário do Rio Grande do Sul, impedidos de comparecer em virtude das enchentes que atingem o estado. Em seguida, enalteceu a importância do encontro. “Nos reunimos com o propósito de discutir os mais eficazes mecanismos para a preservação da história do Poder Judiciário e para compartilhar experiências que contribuam para o aperfeiçoamento da gestão documental e da memória dos tribunais do país”, disse.
Programação

Realizado pela primeira vez em São Paulo, o IV Enam tem como tema “Memória: Preservação, Gestão e Inovação”. Nesta quarta-feira (8), o segundo dia de encontro terá programação na Escola Paulista da Magistratura (EPM), com painéis na parte da manhã e da tarde. Nos dias seguintes, também estão previstas visitas técnicas a locais históricos da cidade, oficinas e a outorga do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário, que acontecerá na sexta-feira (10), em cerimônia no Palácio da Justiça que marca o encerramento do IV Enam. Confira a programação completa aqui.

Sobre o Enam - O Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário foi instituído pela Resolução CNJ nº 316/20 e é realizado anualmente, preferencialmente na semana em que é celebrado o Dia da Memória do Poder Judiciário (10 de maio), criado pela mesma resolução. O foco é a preservação da história do Judiciário nacional e o compartilhamento de experiências para o aperfeiçoamento da gestão documental e de memória nos tribunais do país.
.............................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE com informações do TRT2
Fotos: Divulgação