Notícias

Cerimônia homenageia novas(os) servidoras(es) que aderiram ao Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI)

Evento foi realizado no Palácio da Justiça

Servidoras e servidores que se dedicaram durante anos ao serviço público, por meio da atuação no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), foram homenageadas(os) nesta segunda-feira (29/4), por sua atuação junto à instituição. Na ocasião, integrantes que aderiram ao Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI) compareceram à solenidade realizada no Palácio da Justiça, juntamente com familiares e amigas(os), além da participação de forma virtual. O evento foi promovido pela Secretaria de Gestão de Pessoas, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Humano (SGP/DDH/DG/TJPE). Nesta edição, o Programa teve a adesão de 95 funcionárias e funcionários. 

Confira as fotos.

Na abertura da cerimônia, o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, ressaltou e agradeceu a presença de profissionais de todo o estado. “Na gestão elaboramos este projeto procurando incentivar as servidoras e servidores que dedicaram toda uma vida ao Poder Judiciário de Pernambuco com uma aposentadoria mais digna. Em que a pessoa não apenas sai para o seu merecido descanso com o seu salário integral, como também recebendo todos os direitos que têm perante a Lei. Essa é uma forma de dar, após todo esse tempo dedicado ao Judiciário, para que possam usufruir da melhor maneira possível”, destacou.

A mesa de honra da solenidade foi composta também pelo diretor Geral do TJPE, Marcel Lima; pelo secretário de Gestão de Pessoas, Wagner Lucena; pela diretora de Desenvolvimento Humano, Valéria Temporal; pela juíza corregedora auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Fernanda Chuahy, pelo juiz assessor especial da Presidência, Gleydson Lima; e pelo presidente do presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojus-PE), Roberto Soto.

Em seguida, seis servidoras(es) receberam simbolicamente um certificado em agradecimento aos serviços prestados em representação às(aos) demais. Foram eles: Antônio Edvaldo da Silva Araújo, João Batista Tavares Filho, Ricardo Frederico Banholzer, Carmésia Virgínia Mesquita e Silva, Elizabete Maria Mendes de Araújo e Maria Dalva Pereira Cavalcanti. Ao final da cerimônia, houve a apresentação do Coral do Tribunal de Justiça de Pernambuco, sob a regência de Amilca Aniceto e Kedma Morais no piano.

Entre as pessoas contempladas estão a servidora Maria de Fátima de Santana Sena, que trabalhou por 40 anos na instituição e já pensa nas atividades que pretende desenvolver após a aposentadoria. “Eu já estou me movimentando pra fazer cursos, para não ficar parada. Também já estou fazendo hidroginástica, pilates e assim por diante. Estou me dedicando o máximo que eu posso em outras atividades. E o PAI traz uma certa segurança para projetar nosso futuro”, afirmou. 

Para Neuma Ferrão de Oliveira, servidora do TJPE há 31 anos, o Plano de Aposentadoria Incentivada é uma oportunidade de realizar sonhos e desenvolver novas habilidades. “Quero ler muito, viajar, me dedicar à família, me dedicar às coisas que eu nunca fiz. E ser voluntária. Pretendo me engajar em áreas que considero bem interessantes como trabalho com crianças e pessoas idosas, por exemplo”.

O servidor Edvaldo Araújo sendo homenageado pelas(os) colegas

O servidor Antônio Edvaldo da Silva Araújo, que atua no TJPE há 34 anos, sendo 24 deles na Diretoria de Manutenção e Serviços da Secretaria de Infraestrutura e Obras, recebeu uma bela homenagem de suas/seus colegas de trabalho. Para ele, o sentimento é de gratidão. “Eu realmente não esperava que o pessoal preparasse essa homenagem, até faixa teve, eu não esperava de jeito nenhum, agora é uma emoção muito grande. É um sentimento de dever cumprido, de chegar com saúde e o eterno Deus dando oportunidade para a gente chegar até onde nós chegamos. Missão cumprida, eu estou muito aliviado e orgulhoso”, revelou.

PAI - O Programa de Aposentadoria Incentivada foi instituído pela lei estadual 18.145/2023, com o propósito de estimular a aposentadoria voluntária de servidores(as) efetivos(as) do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Podiam aderir à iniciativa o(a) servidor(a) que cumprisse, cumulativamente, os seguintes requisitos: ocupasse cargo de provimento efetivo do quadro permanente de pessoal do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco; fosse estável, na forma do artigo 41 da Constituição Federal; preenchesse os requisitos para a aposentadoria voluntária; estivesse recebendo o abono de permanência; e ingressasse com pedido de aposentadoria voluntária

..............................................................................
Texto: Victória Brito e Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Ivaldo Reges | Inova Propaganda