Navegação do site
Ação de Cidadania pelos 201 anos do TJPE promoveu mais de 2.300 atendimentos no Pátio e na Igreja do Carmo
Em comemoração ao aniversário dos 201 anos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Núcleo de Conciliação (Nupemec) promoveu uma ação de cidadania comemorativa, no Pátio e na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no centro do Recife. O evento promoveu mais de 2.300 atendimentos à população com diversos serviços essenciais, como emissão de documentos, consultas médicas e cuidados com a saúde e a estética pessoal, em parceria com diversas instituições. A ação social teve início às 8h da manhã e foi finalizada por volta das 13h desta quinta-feira (17/8).
De acordo com o coordenador geral do Núcleo de Conciliação em Pernambuco, desembargador Erik Simões, a ação de cidadania é uma das formas do Judiciário se aproximar da população. “O Tribunal de Justiça comemorou mais um aniversário com outro grande evento de cidadania. Atendemos na última quinta-feira, no Pátio do Carmo, Centro do Recife, mais de 2.300 pessoas, oferecendo mais de 20 tipos serviços em comemoração aos seus 201 anos. As pessoas foram beneficiadas, de forma gratuita, por intermédio de mais uma belíssima ação de cidadania. Além de prestar jurisdição de forma efetiva, o TJPE busca atender os anseios da população. Agradeço a todos os parceiros e instituições envolvidas, na certeza de que resgatamos a cidadania e a dignidade de milhares de pessoas, garantindo seus direitos básicos”, afirmou o magistrado.
No horário da 8h às 12h, foram disponibilizados à população a emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de carteira de identidade; alistamento eleitoral; ou cadastramento para pagar tarifa mais barata de água e luz; além do fornecimento de orientação sobre o funcionamento da conciliação no Judiciário estadual pernambucano por meio do ônibus da Justiça Itinerante. Em alguns serviços houve a distribuição de senhas para 80 consultas oftalmológicas, destinadas a pessoas com mais de 55 anos. Ainda na área de saúde, foram oferecidos diversos exames clínicos. Quanto à empregabilidade, foram emitidas Carteira de Trabalho e Previdência Social digital – CTPS e houve o cadastro no Go Recife e no Sistema Nacional de Emprego (Sine); inscrição e orientação para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife - PRODARTE; e cadastro de pessoas com direito ao Benefício Prestação Continuada – BPC.
Uma das pessoas atendidas na ação foi a artesã Claudenice Silva, 53 anos, moradora de Olinda. Ela tirou a segunda via da carteira de identidade. “Vi na televisão de que haveria essa ação e vim emitir a segunda vida do meu RG. Para mim, foi bastante viável fazer isso hoje e ainda manter outros compromissos. Vou buscar minha neta na escola assim que acabar aqui”, afirmou a artesã.
Também participaram do evento em parceria com o TJPE com serviços oferecidos a Prefeitura do Recife, o Tribunal Regional Eleitoral – TRE; a Defensoria Pública do Estado; o Instituto Nacional da Seguridade Social – INSS, o Departamento de Trânsito (DETRAN) – Seção Pernambuco; a Neoenergia Pernambuco; a Compesa, o Instituto Euvaldo Lodi – seção de Pernambuco; o Comando Militar do Nordeste, o Procon Recife, o IEL, o Conselho de Odontologia de Pernambuco, a Associação dos Registradores de Pernambuco (ARPEN) e entidades privadas e organização não governamentais, como a ONG Micro de Caridade e o Núcleo Nossa Senhora de Fátima.
Compareceram ao evento o defensor público geral de Pernambuco, Henrique Costa da Veiga Seixas, o procurador geral do município do Recife, Pedro Pontes, o presidente do Conselho de Odontologia, Eduardo Vasconcelos, o presidente da Arpen, Marcos Torres, entre outras autoridades.
Confira o álbum completo de fotos neste link:
Texto: Bruno Brito | Ascom TJPE
Fotos Vitória Viana | Inova Propaganda