Notícias

"Conversas em Família”: Cefam promove roda de diálogo para mulheres sobre organização financeira familiar


 

Com o objetivo de promover liberdade financeira e autonomia na gestão doméstica, a Coordenadoria Estadual de Família (Cefam) promoveu uma roda de diálogo somente com mulheres, abordando o tema “Organização financeira e seus impactos na família”. O encontro ocorreu no Fórum Rodolfo Aureliano, localizado na Ilha de Joana Bezerra, na terça-feira (18/03), e contou com a presença de mulheres que trabalham de forma terceirizada no Fórum. A ação faz parte da iniciativa “Conversas em Família”, que promove uma série de rodas de conversa sobre temas que afetem direta ou indiretamente a realidade das famílias.
 
O encontro contou com a mediação da psicóloga da Cefam/TJPE, Marcella Pedroza e a psicóloga e planejadora financeira, Priscila Bastos, a dupla proporcionou um ambiente seguro para tirar dúvidas e compartilhar dificuldades relacionadas a organização financeira. "É sempre bom aprender mais, conhecer novos colegas, novas histórias. Eles aprendem com sua história e você aprende com as deles. Quero parabenizar o pessoal da Cefam que está sempre disposto a nos ouvir", relatou Aryane, uma das participantes.
 
Marcella Pedroza comenta que o momento possibilitou às mulheres uma reflexão sobre o papel do planejamento financeiro no bem-estar da família. “Compreendemos que a organização financeira desempenha um papel importantíssimo no equilíbrio familiar, podendo trazer impactos positivos ao proporcionar que a família vivencie momentos de lazer, por exemplo, ou impactos negativos, como estresse, ansiedade e até conflitos intrafamiliares. No entanto, muitas mulheres enfrentam desafios relacionados à gerência dos recursos em seu lar, ou pelo acúmulo de responsabilidades ou até pela falta de acesso a informações que as auxiliem a organizar as despesas e reservas pessoais e familiares. Debater esse tema e levar orientações eficazes ajudará essas mulheres a difundirem em seu meio familiar a importância deste planejamento”, explica.

Por isso, a Cefam aproveitou a comemoração do Dia Internacional da Mulher para levar essa temática ao grupo. Segundo Priscila, a psicóloga e planejadora financeira convidada, o encontro foi uma oportunidade para compartilhar experiências e tirar dúvidas. “Tivemos um momento em que elas puderam falar abertamente das suas dificuldades, cada um com a sua realidade. Todas ali são atravessadas por esse manejo do dinheiro de alguma forma e foram trazendo suas histórias e suas relações familiares e como tudo isso repercute no dia a dia de cada uma”, afirma.

 

.......................................................................................................
Texto: Victória Brito | Ascom TJPE
Foto: Cortesia