Notícias

Diretoria de Saúde do TJPE alerta sobre os cuidados para prevenir o câncer de boca

Maio Vermelho  - mês de conscientização sobre o câncer bucal
 

Dando continuidade às ações de prevenção e promoção em saúde, a Diretoria de Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça de Pernambuco (DS/SGP/TJPE) alerta integrantes do Judiciário pernambucano e a sociedade sobre os cuidados com a saúde bucal. A prevenção é imprescindível e prioritária para redução do risco de câncer oral, identificando sintomas precoces, orientando a procurar auxílio médico ou odontológico, a fim de tomar medidas eficazes minimizando os riscos.

Confira abaixo algumas medidas para reduzir o risco de câncer de boca e veja aqui como fazer o autoexame.

Evitar tabaco e álcool

O uso de tabaco, seja em cigarros, charutos, tabaco sem fumaça ou cachimbos, assim como o consumo de bebidas alcoólicas estão associados ao aumento do risco de câncer oral, incluindo o carcinoma espinocelular oral, a forma mais comum. Parar, reduzir ou nunca começar o uso de tabaco e ingestão de bebidas alcoólicas são etapas cruciais na redução desse risco.

Vacinação contra o HPV

O papilomavírus humano (HPV) é responsável por uma parcela significativa de cânceres orofaríngeos. A vacinação contra os tipos de HPV mais associados ao câncer oral (como os tipos 16 e 18) pode reduzir consideravelmente o risco de desenvolver câncer oral.

Higiene oral adequada

Revisões literárias destacam a conexão entre má higiene oral e cânceres orais. Manter práticas como escovar os dentes duas vezes ao dia, usar creme dental com flúor, passar fio dental diariamente, trocar de escova a cada 3-4 meses, adotar uma dieta equilibrada e participar de consultas odontológicas regulares são passos cruciais na prevenção.

Dieta saudável: Poder dos nutrientes anticancerígenos

Micronutrientes encontrados em frutas, vegetais, peixes e produtos animais têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antiproliferativas e antiangiogênicas. A incorporação desses alimentos em uma dieta balanceada pode contribuir para a prevenção do câncer oral.

Proteção solar para os lábios

Os cânceres nos lábios são mais comuns em pessoas com maior exposição ao sol, incluindo aqueles que trabalham ao ar livre. Utilizar protetores labiais com filtro solar ou chapéus de abas largas ao passar tempo sob o sol excessivo é vital para prevenir o câncer nos lábios.

Fique atento a sinais como feridas bucais persistentes, manchas brancas ou vermelhas, dor inexplicada, inchaço, dificuldade em engolir e alterações na voz ou mordida. Se esses sintomas persistirem por mais de duas semanas, consulte um profissional de saúde. Um exame minucioso realizado por um médico ou dentista pode levar a testes adicionais ou encaminhamentos necessários.

Adotar medidas como evitar tabaco e álcool, receber a vacinação contra o HPV, manter a higiene oral e uma dieta equilibrada são passos essenciais na redução do risco de câncer oral. Permanecer vigilante aos sintomas e buscar cuidados precoces são fundamentais para um tratamento eficaz. 

Priorize sua saúde bucal e geral, realize o autoexame! 

.............................................
Texto: Diretoria de Saúde | TJPE
Fonte de Referência: Medicalnewstoday