Navegação do site
O movimento “Julho sem Plástico” nasceu em 2011, na Austrália, com o objetivo de conscientizar a população geral sobre a necessidade de combater a poluição causada por esse material e incentivar mudanças de comportamentos.
O acúmulo de plástico no meio ambiente e seus impactos negativos é um tema fundamental para ser discutido; já que o seu descarte inadequado pode causar diversos problemas, dentre eles: poluição dos oceanos, rios e solos, afetando a fauna marinha e terrestre. Além disso, a queima do material pode liberar gases tóxicos.
Nesse sentido, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vem buscando meios para diminuir os danos causados pelo plástico ao meio ambiente, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Especialmente, a ODS 12, que busca assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis. Dentre as ações desenvolvidas está a coleta seletiva, onde é promovido o descarte correto deste material, além da diminuição do uso de copo plástico na instituição.
Estudo produzido pela 5 Gyres investigou a quantidade de lixo plástico presente nos mares do mundo e apontou este material como os principais poluentes. Além disso, a mostra também identificou que se medidas não forem tomadas, a quantidade pode aumentar em mais de duas vezes até 2040. Outras pesquisas apontam uma extrema quantidade de lixos nos oceanos, com uma estimativa de 170 trilhões de partículas, o que somaria uma massa total de 2,3 milhões de toneladas de plásticos nos mares do mundo.
Ainda segundo estudos, os sistemas de gerenciamento de resíduos não acompanharam o ritmo de consumo de plásticos. Conforme dados da Organização das Nações Unidas(ONU), a cada ano, 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nas águas dos oceanos, levando 100 mil animais marinhos à morte. Além disso, a instituição afirma que, caso o ritmo de consumo continue o mesmo, em 2050 pode haver mais plástico do que peixes nos oceanos.
Algumas práticas sustentáveis podem ser adotadas no seu dia a dia, como não usar copos descartáveis no trabalho, ter uma garrafa de água própria, usar sacolas ecológicas e reciclar o material corretamente. Leve a consciência do movimento “Julho sem Plástico” para o seu dia a dia! Confira abaixo mais hábitos sustentáveis.
1. Consumo consciente: pense antes de comprar produtos desnecessários e que geram muito lixo plástico. Priorize a qualidade sobre a quantidade, escolhendo itens duráveis e de fontes responsáveis;
2. Apoie a economia circular: prefira empresas que adotem práticas de economia circular, que visam reduzir o desperdício e prolongar a vida útil dos produtos;
3. Engaje-se politicamente: cobre dos governos políticas públicas que incentivem a redução do plástico e promovam a transição para uma economia mais sustentável;
4. Educação contínua: continue se informando sobre as questões ambientais, participe de eventos, palestras e debates sobre sustentabilidade e compartilhe esse conhecimento com outras pessoas.
........................................................
Texto: Dayane Domingos | Ascom TJPE
Fontes: National Geographic
impactanordeste.com.br