Notícias

Casa de Justiça e Cidadania do Coque auxilia a formação profissional de jovens


Camila Almeida, assistente social da unidade, durante palestra para os jovens 

A Casa de Justiça e Cidadania do Coque (CJC), vinculada ao Núcleo de Conciliação (Nupemec), desde 2017, tem uma parceria com a Honda. A empresa dispõe de um programa de capacitação para o mercado de trabalho, o Projeto Social Honda. A iniciativa oferece vagas para jovens entre 18 e 20 anos que vivem em vulnerabilidade social. Assim, a CJC do Coque tem auxiliado o encaminhamento desses jovens para o processo seletivo do Projeto.

Neste ano, 45 pessoas se inscreveram para participar de uma palestra sobre empregabilidade na CJC do Coque. A ação aconteceu na terça-feira(6/2) com palestra e direcionamento sobre o Projeto Social Honda. “Estamos fazendo a inscrição desses jovens no Projeto Social Honda, mas antes será ministrada uma palestra para falar sobre a parceria e explicar como funcionará o processo seletivo”, declarou Camila Almeida, assistente social da unidade.

Camila Almeida recebeu os jovens e os orientou em relação ao processo seletivo, dando dicas importantes para que estejam preparados para a seleção. A pontualidade, o cuidado com a imagem pessoal e o interesse em relação ao funcionamento da empresa foram pontos destacados na palestra. “A oportunidade que eles têm de acessar as informações do Programa, antes de participarem do processo seletivo, é única. E participar do projeto, em si, traz muito benefício para os jovens. Sabemos de vários jovens encaminhados pelo Coque que entraram no mercado de trabalho por meio do Programa, alguns chegaram até a viajar para fora do estado em nome da Honda”, enfatizou a assistente social.

O processo seletivo terá quatro etapas: prova objetiva, dinâmica de grupo, entrevista individual e uma visita domiciliar. Depois de cumpridas, os classificados irão para o Centro de Treinamento Honda, localizado no bairro Areias, capital pernambucana, para ingressarem no curso que terá duração de nove meses. Durante esse período, os jovens participarão de aulas teóricas e técnicas de mecânica de automóveis e motocicletas. Além disso, irão estudar alguns módulos de saúde, informática, trabalho, meio ambiente, entre outros. Após a finalização, ficarão em um banco de dados da Honda e muitos poderão ingressar no mercado de trabalho. Alguns deles, iniciando a trajetória profissional na própria rede de concessionárias da empresa.

Sabrina Lopes de Almeida, estudante de 20 anos, é moradora do Bairro do Pina e participou do evento. “Estou aqui porque tenho o objetivo de ter uma carreira e aprender coisas novas. Fiquei sabendo da iniciativa por meio de uma prima, que me contou da seleção do Projeto. Então vi o vídeo que foi criado para divulgar a ação e fiquei bastante entusiasmada em fazer parte disso”, destacou Sabrina. O morador do Coque, Alyson Fernandes, de 20 anos, também está à procura de uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. “Quero fazer esse curso junto à faculdade que pretendo ingressar. Estou em busca de uma maior capacitação para que eu entre preparado no mercado de trabalho”, contou o jovem.


A gerente de Apoio e Desenvolvimento das Casas da Justiça e Cidadania, Djanira Carneiro

“A Casa de Justiça e Cidadania vem cumprindo o seu eixo de Cidadania, no momento que sempre está promovendo projetos e campanhas que possam inserir os adolescentes da comunidade. No caso específico do Projeto Social Honda, mesmo que um jovem não consiga o trabalho, o que ele aprende passando por todas as áreas da empresa, se aprimorando profissionalmente, já é uma boa validação” , destacou a gerente de Apoio e Desenvolvimento das Casas da Justiça e Cidadania, Djanira Carneiro.
..............................................................
Texto: Carolina Cerqueira  |  Ascom TJPE
Fotos: Ivaldo Reges  |  Inova Propaganda