Últimas Notícias

Esmape tem novos ambientes de convivência e descompressão

Corredores da Esmape
Os novos corredores das salas de aula da Esmape


A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) inaugurou, esta semana, novo mobiliário nos corredores de suas salas de aula, inovando na criação de ambientes de convivência e descompressão para alunos, professores e funcionários. O diretor-geral da Esmape, desembargador Jorge Américo, explica que a ideia foi potencializar o uso dessas áreas para finalidades pedagógicas diversas.

 

A arquiteta Camila Tenório: harmonização com o colorido das salas
A arquiteta Camila Tenório: harmonização com o colorido das salas

"Antes vistas apenas como corredores largos, elas agora acolherão reuniões rápidas, dinâmicas de grupos fora de sala de aula e momentos necessários de descontração”, definiu o magistrado, completando: “Queremos que todos os espaços da Esmape sejam vivos".

corredor da Esmape
 

A arquiteta Camila Tenório, responsável pelo projeto, conta que focou na integração e numa orientação moderna, conectada com a identidade da Esmape: "A proposta foi trazer um pouco das cores que a escola tem para os espaços de convivência, criando harmonização com as salas”, define.

corredor da Esmape
 

A escolha dos móveis, explica, foi pensada para atender às diversas necessidades dos usuários: “Eles permitem que os alunos, professores e outros profissionais da Esmape possam desfrutar de um espaço de interação”, reflete Camila Tenório.

sala com computadores
A nova roupagem dos corredores se conecta com espaços coloridos e modernos das salas de aula

Os novos móveis coloridos da Esmape foram inspirados na ampliação do uso da metodologia ativa de ensino e aprendizagem, instituída pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que orienta que as ações educativas sejam realizadas em um ambiente acolhedor, humanizado e colaborativo. Essas mudanças visam fortalecer a interação e o aprendizado, proporcionando um espaço mais dinâmico e inclusivo para os magistrados e servidores.

corredores
O colorido não se limitou ao mobiliário

Estudo publicado por um dos mais influentes centros de pesquisas educacionais dos Estados Unidos, o Learning Policy Institute, mostra a importância de um clima acolhedor no ensino. E é exatamente isso que as novidades dos espaços físicos na Esmape refletem, contribuindo para conquistas no aprendizado e na adesão às suas atividades educacionais.

...........................................................
Texto: Esmape | TJPE
Fotos: Esmape | TJPE