Navegação do site
A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) inaugurou, esta semana, novo mobiliário nos corredores de suas salas de aula, inovando na criação de ambientes de convivência e descompressão para alunos, professores e funcionários. O diretor-geral da Esmape, desembargador Jorge Américo, explica que a ideia foi potencializar o uso dessas áreas para finalidades pedagógicas diversas.
"Antes vistas apenas como corredores largos, elas agora acolherão reuniões rápidas, dinâmicas de grupos fora de sala de aula e momentos necessários de descontração”, definiu o magistrado, completando: “Queremos que todos os espaços da Esmape sejam vivos".
A arquiteta Camila Tenório, responsável pelo projeto, conta que focou na integração e numa orientação moderna, conectada com a identidade da Esmape: "A proposta foi trazer um pouco das cores que a escola tem para os espaços de convivência, criando harmonização com as salas”, define.
A escolha dos móveis, explica, foi pensada para atender às diversas necessidades dos usuários: “Eles permitem que os alunos, professores e outros profissionais da Esmape possam desfrutar de um espaço de interação”, reflete Camila Tenório.
Os novos móveis coloridos da Esmape foram inspirados na ampliação do uso da metodologia ativa de ensino e aprendizagem, instituída pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que orienta que as ações educativas sejam realizadas em um ambiente acolhedor, humanizado e colaborativo. Essas mudanças visam fortalecer a interação e o aprendizado, proporcionando um espaço mais dinâmico e inclusivo para os magistrados e servidores.
Estudo publicado por um dos mais influentes centros de pesquisas educacionais dos Estados Unidos, o Learning Policy Institute, mostra a importância de um clima acolhedor no ensino. E é exatamente isso que as novidades dos espaços físicos na Esmape refletem, contribuindo para conquistas no aprendizado e na adesão às suas atividades educacionais.
...........................................................
Texto: Esmape | TJPE
Fotos: Esmape | TJPE