Sustentabilidade

Ouvidoria-Geral do TJPE se reúne com equipe da Cenjud


 

A Ouvidoria Geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) efetuou, na manhã desta sexta-feira (16/8), reunião com a equipe da Central Judiciária de Processamento Remoto do 1° Grau (Cenjud). A reunião foi realizada na sede da Ouvidoria Geral da instituição, no Fórum Paula Baptista, e foi coordenada pelo ouvidor-geral do Tribunal, desembargador Waldemir Tavares de Albuquerque Filho. 

O encontro teve como objetivo aproximar e alinhar o contato entre a Ouvidoria-Geral do Tribunal e a equipe da Central Judiciária de Processamento Remoto do 1° Grau, para, assim, também aproximar os jurisdicionados e a Central Judiciária, estando a Ouvidoria da instituição a par dos desafios para elaborar resoluções na área. 

"A importância da Ouvidoria tomar conhecimento do trabalho que vem sendo feito pela Cenjud no tocante ao monitoramento, à governança das diretorias, tem como finalidade aperfeiçoar algumas questões pontuais que precisam ser aprimoradas para fins de excelência na prestação  jurisdicional da Justiça pernambucana", pontuou o desembargador Waldemir Tavares de Albuquerque Filho. 

Além do ouvidor-geral do TJPE e toda a sua equipe, estiveram presentes na reunião a secretária da Cenjud, Danielle Nobre; o secretário executivo, Paulo Serpa; o assessor de planejamento e monitoramento, Frederico Magnata; e a chefe do Núcleo de Planejamento, Maria Izabele Noronha. Na ocasião, os representantes da Cenjud apresentaram ao ouvidor-geral do Tribunal algumas ferramentas de metodologia de trabalho utilizadas na unidade, como, por exemplo, o Sistema de Gerenciamento de Acervo (SIGA), ferramenta desenvolvida pela Cenjud e que proporciona fácil visualização e análise de grandes volumes de dados, gerando informações relevantes, a fim de auxiliar a tomada de decisão e proporcionar melhor diagnóstico para a criação de estratégias que busquem o aprimoramento do serviço jurisdicional oferecido à sociedade. 

 "A relevância do encontro da Central com a Ouvidoria é aproximar as Diretorias de Processamento Remoto, o Núcleo de Revisores e Certificadores e a Contadoria da população do jurisdicionado, dos advogados. Então, estamos aqui compartilhando o clamor deles por meio da Ouvidoria. O maior trunfo dessa reunião é a aproximação e o alinhamento institucional", afirmou a secretária da Cenjud, Danielle Nobre. 


Na ocasião, os integrantes da Cenjud apresentaram a ferramenta SIGA ao ouvidor-geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco

Cenjud - A Central Judiciária de Processamento Remoto do 1° Grau foi instalada pelo TJPE em maio deste ano, e tem dentre as suas atribuições apoiar, monitorar e avaliar a implantação das Diretorias de Processamento Remoto de Primeiro Grau; coordenar o funcionamento dessas unidades, estimulando a integração e padronização das tarefas; sistematizar procedimentos e disseminar boas práticas; deliberar sobre questões relativas ao funcionamento das referidas diretorias, apresentadas por usuários e usuárias internos (as) e/ou externos (as); dentre outras. Para saber mais sobre a Cenjud, acesse a Instrução Normativa Nº 08.

Acesse também o site da Central Judiciária de Processamento Remoto do 1° Grau.  

.................................................
Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE