Notícias

TJPE promove Projeto Família Cidadã com serviços gratuitos e orientações no Recife 



A Coordenadoria Estadual de Família (Cefam) do Tribunal de Justiça de Pernambuco realizou com sucesso, mais uma edição do Projeto Família Cidadã, no 4º Cartório de Registro Civil da Boa Vista, localizado na Rua Gervásio Pires, Boa Vista, Recife/PE, no último dia 19 de novembro. O Projeto Família Cidadã ofereceu, de forma gratuita, serviços rápidos como realização de registro civil, orientação jurídica, recreação com crianças e exames de DNA gratuítos para a paternidade voluntária beneficiando diversas famílias das comunidades dos Coelhos e da Boa Vista. 

Foram parceiros nesse evento, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado (ARPEN), através do Cartório de Registro Civil da Boa Vista, NPJ da Universo, e a Associação dos Amigos da Justiça de Pernambuco (AAJUPE). 

“O projeto permitiu que pais, mães e filhos resolvessem pendências importantes de forma acessível e acolhedora. Com exames de DNA realizados no próprio local, foi possível agilizar processos de reconhecimento de paternidade, garantindo não apenas o direito ao nome no registro civil, mas também possibilitando acesso a benefícios como pensão alimentícia, herança e convívio familiar”, afirmou a gestora Silvana Calábria.

A gestora Silvana ressaltou ainda que o projeto, busca atender à crescente demanda por regularização de questões familiares, em especial ao registro do nome paterno nas certidões de nascimento, contribuindo para a construção da identidade de uma criança. "A iniciativa não apenas reflete o vínculo familiar, mas também fortalece os direitos sociais e afetivos de todos os envolvidos”, complementou. 

A senhora Betânia, que estava sendo atendida no evento, elogiou a recepção da equipe do projeto e contou que estava ali porque o sobrinho havia falecido e que a sobrinha herdeira foi procurar o Família Cidadã para resolver a causa e que estava bem confiante na resolução do mesmo.

Roseana Porto, responsável pelo 4º Cartório da Boa Vista, declarou que “essa ação foi feita com muito esmero, e contou com a reunião dos funcionários do cartório juntamente com a equipe dos que fazem o projeto Família Cidadã. Encerramos a campanha de hoje com um saldo bastante positivo e a sensação do dever cumprido”, observou.

"Os resultados foram imediatos e palpáveis: dezenas de famílias saíram do cartório com suas situações regularizadas ou encaminhadas, iniciando novos capítulos de suas vidas com segurança jurídica e emocional. O Projeto Família Cidadã tem potencial para se tornar uma ação contínua, alcançando ainda mais pessoas em futuras edições", asseverou Silvana Calábria.
.................................................................................
Texto: Redação  |  Ascom TJPE
Fotos: Cortesia