Últimas Notícias

TJPE recebe iniciativa de conscientização sobre a hanseníase

Público recebeu panfletos informativos

Público recebeu panfletos informativos

Quem passou pela frente do Palácio da Justiça, do Edifício Paula Baptista e do Fórum Thomaz de Aquino, no Recife, em 13 de novembro, recebeu orientações de saúde com foco na conscientização sobre a hanseníase. A panfletagem, conduzida pela Entidade Franciscana da Província de Santo Antônio do Brasil, aconteceu das 11h às 14h. Voluntários(as) distribuíram material com informações essenciais sobre a doença.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria “Mycobacterium leprae”, afetando principalmente pele, olhos, nariz, mãos e pés, que pode levar a deformidades e incapacidades, se não for diagnosticada e tratada precocemente. A panfletagem realizada em frente aos órgãos judiciais destacou a importância de iniciativas de conscientização sobre a hanseníase. 

O compartilhamento de informações sobre a doença é fundamental para desmistificar mitos, combater o preconceito e incentivar as pessoas a procurarem ajuda médica ao menor sinal de sintomas. “A ação educativa de conscientização com o TJPE foi de grande importância, porque sabemos da penetração positiva do Tribunal no seio da sociedade pernambucana, com ações educativas, sociais e culturais. É preciso mostrar que o TJPE não é só o que lhe específico, mas o que ele oferece à sociedade com ações dessa natureza”, destacou um dos coordenadores do projeto, Frei Roberto Soares.

Dupla de voluntários no Fórum Thomaz de Aquino

Dupla de voluntários no Fórum Thomaz de Aquino

Pessoas de todas as classes sociais, idade, cor e raça podem se contaminar ou transmitir a hanseníase. Por isso, é importante procurar um serviço público de saúde mais próximo para atendimento gratuito, se aparecem sintomas como manchas na pele, dor nas articulações, desconfortos nos olhos, dificuldade de respirar, nódulos e inchaço no corpo.

Nos últimos dez anos, o Brasil apresentou 30 mil casos da doença, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico da Hanseníase 2023, publicado pela Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde. Outras informações: www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/h/hanseniase
..............................................................................................
Texto: Dayane Domingos | Ascom TJPE
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE