Últimas Notícias

Servidores do TJPE, com atuação na Coordenadoria da Família lançam trabalhos inovadores pautados nas práticas do Judiciário

Imagem dos servidores da Coordenadoria de Família em mosaico com fundo na cor roxa

A busca do conhecimento científico como instrumento para otimizar as práticas de trabalho desenvolvidas pelo Judiciário. Com esse enfoque, quatro servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com atuação direta ou indireta na Coordenadoria da Família (Cefam), lançaram trabalhos recentes que visam contribuir no desempenho de suas atividades, no trabalho dos colegas e assim, indiretamente, na vida dos jurisdicionados atendidos pela instituição.

As psicólogas do TJPE, Lara Brasileiro e Nathália Della Santa, publicaram em fevereiro deste ano, o “Baralho de investigação dos estilos parentais: o impacto da forma de educar no desenvolvimento das crianças”, pela Editora Sinopsys. Esta ferramenta busca auxiliar as crianças a expressarem, de forma lúdica, suas percepções sobre as principais atitudes parentais observadas em seu ambiente familiar. Além disso, ajuda o profissional a identificar quais práticas parentais são mais ou menos prevalentes e por quem são exercidas, facilitando, assim, a coleta de elementos que vão sugerir o estilo parental predominante.

Segundo as profissionais, o baralho é recomendado para crianças com idade pré-escolar e escolar (de 3 a 12 anos) e pode ser utilizado em psicoterapia infantil, terapia de família ou em outros contextos em que a avaliação de habilidades parentais seja relevante. “É uma produção que se relaciona diretamente com a atribuição da Cefam de disseminar temas atuais e relevantes na área de família. Mas também possui uma contribuição relevante para a otimização do processo pericial desenvolvido por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, já que permite coletar informações preciosas à avaliação, de uma maneira prática e segura para o aplicador, sem abrir mão da ludicidade tão importante para a criança”, destacam Lara e Nathália.

No próximo sábado (26/3), às 16h, as psicólogas do TJPE, Lara e Nathália, realizarão o lançamento presencial do material na Livraria Jaqueira do Paço Alfândega. Para quem tiver interesse, o baralho pode ser adquirido na livraria, no site da editora ou direto com as autoras. Mais informações podem ser adquiridas no site: https://materiais.sinopsyseditora.com.br/baralho-estilos-parentais.

Dentro da temática família, a servidora Sandra Mônica Rocha, também psicóloga e com atuação no TJPE há quase 30 anos, transformou a conclusão do seu mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco, na dissertação que deu origem ao artigo "Um estudo sobre as demandas judiciais dos avós nas Varas de Família". Este trabalho foi recentemente publicado no capítulo 16 do livro "Avosidades: teoria, pesquisa e intervenção", organizado pela Prof. Dra. Cristina Maria de Souza Brito Dias.

Seu artigo foi baseado em uma pesquisa documental escrita, que buscava demonstrar a importância dos avós no contexto familiar no âmbito jurídico, por meio dos relatórios psicossociais realizados no Centro de Apoio Psicossocial (CAP), pelos profissionais de psicologia e assistentes sociais da época, setor do TJPE no qual Sandra trabalhou por mais de 17 anos. “Essa publicação busca instrumentalizar, auxiliar e enriquecer todos os profissionais que atuam com Direito de Família, seja internamente no Poder Judiciário - nas varas de Família, CAP, Escola Judicial, entre outros - ou externamente, como advogados, pesquisadores, peritos e parceiros da área”, comenta Mônica.

Os interessados podem adquirir o livro através do link: https://www.grupoatomoealinea.com.br/avosidades-teoria-pesquisa-e-intervencao.html ou entrar em contato diretamente com Sandra, através do seu e-mail funcional: monica.rocha@tjpe.jus.br. O E-book também está à venda pela Amazon.

Por fim, voltado para o tema gestão de conflitos, o técnico judiciário, Bruno Tabosa, lotado na Cefam, teve publicado um artigo científico em parceria com os professores do curso de pós-graduação em Meios Adequados de Solução de Conflitos do CESMAC/ Maceió no livro “O olhar interdisciplinar do direito: um diferencial na dinâmica de resolução de conflitos”. “Fui autor do capítulo 4 que traz um recorte teórico a respeito da moderna teoria do conflito. Fiz um estudo comparado sobre o tema, onde levei em conta as contribuições das doutrinas europeia e norte-americana”, destaca Bruno.

A obra lançada apenas em formato físico em novembro de 2021, conta com 12 capítulos escritos por magistrados, procuradores do trabalho, advogados, docentes e os alunos da pós-graduação Cesmac. O material é relevante para todos os profissionais que lidam direta ou indiretamente com a gestão de conflitos, dentro ou fora do Judiciário, e ainda ressalta a importância do olhar inter e transdisciplinar para os conflitos no contexto das famílias. Para quem tiver interesse, há um exemplar físico à disposição na Cefam.

..................................................
Texto: Priscilla Marques | Ascom TJPE