Últimas Notícias

Projeto da Esmape brilha no Enem

O estudante Matheus Augusto aprovado em engenharia, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Matheus Augusto foi aprovado em engenharia, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

A educação é o maior instrumento de transformação de uma sociedade. Com base nessa realidade, servidores da Escola Judicial Judicial de Pernambuco (Esmape), preocupados com efeitos da pandemia sobre a educação dos jovens mais carentes, criaram, em 2021, o Projeto “Transforma-Conexão com a Universidade”.

O resultado do empenho de tantas pessoas em nome de uma causa tão nobre veio agora:  vários alunos do projeto foram aprovados na seleção unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).A iniciativa dos servidores da Esmape surgiu quando perceberam que a Covid-19, além de ceifar vidas, teria um efeito indireto perverso na vida dos jovens do ensino público. Isso porque, sem internet ou sem computadores adequados, muito não tinham condições de participar de aulas on-line. 

A iniciativa de auxiliar as pessoas, então, se transformou numa atividade social que extrapolou as atividades institucionais da Escola. O foco do projeto é a preparação de alunos da rede pública para a prova do Enem, exame necessário para o ingresso nas universidades. Os professores são voluntários, magistrados, servidores e educadores que dedicam parte do seu tempo, sem remuneração, à transmissão do conhecimento para a melhor preparação desses alunos no exame nacional do ensino médico.

As aulas, que tiveram início no ano de 2021, foram realizadas aos sábados, no modo presencial, respeitando todas as medidas sanitárias para evitar a propagação do coronavírus. Houve a adesão de 30 alunos do ensino público. Dentre eles se destacou Matheus Augusto, que foi aprovado em engenharia, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 23º lugar. “Passar virou não só um objetivo, mas uma necessidade de retribuição a tudo que o pessoal do Transforma estava nos oferecendo”, diz Matheus.

No total, foram aprovados oito alunos nas principais Universidade de Pernambuco, demonstrando o sucesso da iniciativa social da Esmape.O Projeto Transforma recebeu total apoio do desembargador Francisco Bandeira de Mello, novo diretor-geral da Esmape. Segundo ele, as ações voltadas à aproximação do Poder Judiciário com a comunidade continuarão a ser incentivadas, em especial aquelas que têm o objetivo de gerar oportunidades e reduzir as enormes diferenças sociais que existem no País.

........................................................................................
Texto: Esmape TJPE
Foto: Gleber Nova | Esmape TJPE