Últimas Notícias

Nupemec recebe visita institucional de representantes do TRF-5

Representantes do TRF-5 com a equipe do Nupemec

O Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, localizado no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, recebeu a visita institucional de representantes do Tribunal Regional Federal da 5º Região (TRF5), nesta terça-feira (15/02). Na reunião, o coordenador geral do Núcleo, desembargador Erik Simões, e a diretora executiva do setor, Tarciana Chalegre, especificaram para os visitantes a estrutura do Núcleo, os projetos desenvolvidos pelo serviço e debateram a possibilidade de futuras parcerias em busca da solução consensual de conflitos entre as partes em demandas pré-processuais e processuais. Representaram o TRF-5, o desembargador federal e corregedor regional, e atual coordenador do Nupemec do TRF5, Élio Wanderley de Siqueira Filho, e as assessoras Patrícia Montalvão e Maria Augusta Bacelar.

Na ocasião, o desembargador Erik Simões falou da relação de parceria entre o Núcleo de Conciliação e o TRF5. “Firmamos convênio com o TRF5 em 2020, quando homologamos em conjunto centenas de indenizações em processos do Sistema Financeiro de Habitação no conjunto Cedro, no município de Caruaru. Repetimos a parceria com o TRF nas homologações dos processos do Conjunto Muribeca, que tramitavam na Justiça Estadual. Concluímos as homologações do conjunto habitacional em Caruaru no final do ano passado, beneficiando os demais proprietários. Vejo de forma muito positiva a visita do desembargador Élio Siqueira Filho, coordenador do Nupemec do TRF, tendo a plena certeza que novas parcerias serão firmadas em breve, em benefício da população", afirmou o magistrado.

Nupemec - É operado por uma estrutura composta pelo Fórum Estadual de Coordenadores de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Focejus), pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), Câmaras Privadas de Mediação e Conciliação, bem como pelas Casas de Justiça e Cidadania (CJC), que atuam em trabalho contínuo de conciliação e mediação em Pernambuco.                              

Além disso, o Nupemec proporciona: a possibilidade de realização de sessões de conciliação nas comunidades, por meio do Programa da Justiça Itinerante e o tratamento de situações de superendividamento, através do Proendividados. Ademais, outros programas executados pelo setor, buscam a disseminação dos métodos alternativos de resolução de conflitos e o fomento da cultura da paz.
.........................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Foto: Cortesia