Últimas Notícias

Coordenadoria da Mulher do TJPE participa de eventos em Pernambuco e no Distrito Federal

Público assiste à palestra de magistrada e servidoras do TJPE
 
Durante palestra do Projeto Caminhos, desembargadora Daisy Andrade (direita) aborda as ações do Tribunal no enfrentamento à violência contra a mulher. Confira mais fotos no Flickr do TJPE

A coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e presidente da Comissão de Acesso à Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargadora Daisy Andrade, abordou o tema “O Poder Judiciário de Pernambuco e suas ações no combate a violência doméstica” durante a III Jornada Jurídica promovida pela Autarquia de Ensino Superior da Faculdade de Direito de Garanhuns (Aesga). A palestra foi realizada na quarta-feira (10/5), na instituição de ensino.

Desde o início da semana, além da magistrada – que falou sobre o enfrentamento da Justiça estadual em relação a violência contra a mulher – autoridades, promotores, juristas e estudantes debatem sobre Direito Processual Penal e Segurança Pública. O juiz da 2ª Vara Criminal de Caruaru, Pierre Souto Maior, também participou da III Jornada, na segunda (8/5), com a palestra “A garantia da ordem pública como fundamento da prisão preventiva”.
 
Brasília – Já em 26 de maio, a desembargadora Daisy Andrade estará em Brasília (DF) onde participará de uma reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia. O encontro reunirá todas as coordenadoras dos órgãos que atuam na área de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher em tribunais brasileiros.
 
Projeto Caminhos – Junto à equipe multidisciplinar da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, que desenvolve o Projeto Caminhos, a desembargadora Daisy Andrade participou do Dia da Cidadania, promovido pela Igreja Batista Emanuel, localizada em Boa Viagem, no dia 5 de maio. A magistrada falou sobre a Lei Maria da Penha e detalhou como funciona a rede de enfrentamento à violência e de proteção à mulher a moradoras das comunidades Ilha do Destino, Jamaica, Habitacional Boa Viagem, Via Mangue I e Via Mangue II, todas do Recife. Confira mais fotos no Flickr do TJPE.
 
Dentro da apresentação do projeto, a coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPE também destacou a importância de sempre apresentar denúncias de violências sofridas ou presenciadas. O evento contou com a participação da titular da 1ª Vara de Violência Doméstica, juíza Ana Mota; das assistentes sociais e servidoras de Justiça, Débora Figureau e Tatiana Craveiro; da 1ª delegada da Capital, Ana Elisa; além das representantes do Núcleo de Apoio à Mulher do Ministério Público estadual e dos centros de referência Clarice Lispector e Júlia Santiago.
.....................................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Alesson Freitas | Agência Rodrigo Moreira